Neste ano a escola de Cavalcanti, na Zona Norte do Rio, que vai contar a história da primeira advogada do Brasil com o enredo ‘Esperança, presente!’
O clima de pré-Carnaval novamente tomou conta da cidade do Rio de Janeiro neste sábado (4) com os ensaios técnicos da Série Ouro que acontecem todos os finais de semana na Marquês de Sapucaí. Nesta noite quente de folia, a agremiação ‘Em Cima da Hora’ abriu a noite de ensaios e entrou na avenida com atraso por volta das 21h ao som do enredo ‘Esperança, presente!’ desenvolvido pelos carnavalescos Marco Antonio Falleiros e Carlos Eduardo.
O enredo conta a história de Esperança Garcia, mulher negra escravizada que, no século 18, no Piauí colonizado, ergueu-se como voz da resistência e lutou contra os terrores da escravização. Esperança aprendeu a ler e a escrever, e usou o saber como arma de enfrentamento: redigiu uma carta denunciando os horrores do Piauí escravocrata e as violências que sofria, documento hoje considerado uma das primeiras cartas de Direito.
Com as arquibancadas lotadas e o público levando o enredo na ponta de língua, a Rainha de Bateria Anny Santos trouxe o samba raiz na ponte do pé e demonstrou de forma emocionada o seu sentimento em estar sendo coroada . Vale lembrar que a beldade é influenciadora, atriz, empresária e fisioterapeuta,
Natural de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, mora desde a infância na Alemanha e por isso, sempre retorna ao Brasil para se dedicar ao Carnaval. Conhecida no mundo do samba, Anny desfilou como rainha de bateria e musa em algumas escolas, como: Alegria da Zona Sul, Arranco do Engenho de Dentro, Renascer de Jacarepaguá e Império Serrano.
“É muita emoção. Eu moro fora do Brasil e pra mim essa energia de ser coroada na Sapucaí é uma emoção única” _ disse a Rainha.
Sobre a fantasia do dia oficial, a Rainha preferiu manter em segredo mas garantiu que está sendo preparada com muito carinho pelo seu estilista Alan Vieira.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA COM ANNY SANTOS
Quem também deu o ar da graça e foi ovacionado pela imprensa foi O Rei de Bateria Jorge Amarelloh que é dono de um inegável talento. O profissional, com formação em dança, começou sua trajetória com o ballet clássico e contemporâneo, e foi para Los Angeles – Califórnia para completar sua formação em dança através de um intercâmbio.De volta ao Brasil, Jorge teve passagem como passista na União da Ilha, na São Clemente, e outras escolas, já dirigiu a Ala de Passistas da Alegria da Zona Sul.
Jorge também esteve à frente da coordena da Ala de Passistas do Paraíso do Tuiuti, onde além de cuidar da parte coreográfica da escola Jorge é responsável pelos passistas masculinos da agremiação ao lado de Alex Coutinho. Juntos administram o projeto “Aos Passos do Paraíso” que ensina o verdadeiro samba no pé na quadra do Tuiuti.A parceira com Alex Coutinho rendeu diversos prêmios. O mais recente foi no Brasil Samba Congress, maior competição de Samba no pé do Mundo, com a Equipe Campeã 2020. Além de participar da edição Australiana da competição. Graças ao seu talento Jorge teve oportunidade de conhecer diversos países para levar o melhor do samba no pé.
ASSISTA A ENTREVISTA DE JORGE AMARELLOH PARA RÁDIO BICUDA FM
Quem fez bonito na avenida foi o 1º Casal de Mestre Sala e Porta-Bandeira Jhony Matos e Jack Gomes que preencheu a Sapucaí com uma apresentação perfeita com giros e coreografias bem realizadas, além de uma perfeita sintonia que ficava perceptível nos olhares do casal. Na ocasião uma ventania inesperada trouxe sufoco, mas para resolver esse problema molharam a bandeira para ficar mais pesada e assim o vento não atrapalhar. Isso não prejudicou o andamento e a bela apresentação do casal.
Leandro Azevedo, Coreógrafo da Comissão de frente disse que a comissão fará uma linda homenagem à Esperança Garcia e prometeu emocionar na avenida.A proposta é fazer a comissão de frente ter uma coreografia que valorize a arte, toque, emocione e conscientize as pessoas O premiadíssimo profissional, que além de ser campeão em diversos concursos de dança e coreógrafo da Rede Globo, sendo tricampeão do quadro “Dança dos Famosos“, tem passagens marcantes no carnaval em escolas como Boi da Ilha, União da Ilha e Alegria da Zona Sul.
Esse ano a bateria da escola está sendo comandada pelo mestre Léo Capoeira e traz os intérpretes Arthur Franco e Igor Pitta com Direção de Harmonia de Paulinho Lins. A azul e branco de Cavalcanti será a quarta escola a desfilar pela Série Ouro, na Marquês de Sapucaí, no dia 18 de fevereiro de 2023.
Veja os calendários dos próximos ensaios na Sapucaí
Dia 4
19h30 – Em Cima da Hora
20h30 – Império da Tijuca
21h30 – Acadêmicos de Niterói
22h30 – São Clemente
Dia 5
20h30 – Acadêmicos do Salgueiro
22h – Portela
Dia 11 (sábado) – Teste de luz e som
18h30 – Lavagem da pista
20h30 – Unidos de Vila Isabel
22h – Unidos do Viradouro
Dia 12 (domingo) – Teste de luz a som
20h30 – Beija-Flor de Nilópolis
22h – Acadêmicos do Grande Rio
OUÇA O SAMBA ENREDO DA ‘EM CIMA DA HORA’ PARA O CARNAVAL 2023
Ler mais: Neste sábado (4) ‘Em Cima da Hora’ abre noite de ensaios técnicos da Série Ouro na Sapucaí- TRIBUTO AO REINALDO NO FERIADO DO DIA DA CONSCIENCIA NEGRA COM FEIJOADA NO RENASCENÇA CLUBE
- Wenny marca presença no Grammy Latino a convite da Sony Music Internacional com look de 75 mil cristais Boreais: “Um dia estarei aqui levando o prêmio para o Brasil”
- *Unidos de Padre Miguel celebra aniversário com grande festa e participação das escolas do Grupo Especial*
- O GRES ACADÊMICOS DO DENDÊ CONVIDA PARA A GRANDE FINAL DE SAMBA 2025
- Liga RJ confirma participação na Cúpula Social do G20 promovendo a representatividade do samba no cenário globalEntidade vai conduzir mesa com o tema ‘Sustentabilidade e Carnaval: combinação que dá samba e é nota 10!’