A G.R.E.S Acadêmicos do Salgueiro foi a primeira escola a desfilar no 4º dia de ensaio técnico das escolas do Grupo Especial. A escola, que já é tradicionalmente conhecida, vem em busca do seu décimo título com o enredo “Delírios de um Paraíso Vermelho”, que fala sobre a valorização da liberdade de expressão e com intuito de mostrar, também, que cada um constrói o seu próprio paraíso.

O paraíso vermelho é delirar nos sonhos de um lugar livre de julgamentos. A escola quer resgatar a importância de se ter respeito às diferenças, e traz uma reflexão sobre o que é considerado pecado na sociedade atual. Este paraíso é construído individualmente por cada pessoa, sem proibição ou pecado. Pois pecado, para a escola, é não ter o direito de se expressar.

No meio da maçã proibida, a ala se divide entre a pureza e o pecado – Foto/Reprodução: Vitor Melo/RioCarnaval

O personagem por trás desse enredo é Edson Pereira, carnavalesco que está em seu primeiro ano na vermelho e branco, mas que é uma das maiores apostas para conseguir o décimo título da escola. Edson desenvolve esse enredo para mostrar que o Morro do Salgueiro vai descer para a avenida na batida do tambor, para dar um BASTA na intolerância, construindo um paraíso de pleno respeito à pluralidade.

Esse enredo do Salgueiro fala muito sobre essas verdades e apontamentos que estamos vivendo, dessas verdades absolutas da qual a gente muita das vezes a sociedade nos impõe a acreditar …O Paraíso Vermelho é um paraíso profano, é a festa do carnaval, onde a liberdade de se expressar e de ser feliz é o mais importante de tudo

reforça o carnavalesco.
Carnavalesco Edson Pereira – Foto/Reprodução: Vitor Melo / Rio Carnaval

É nesse gancho que o coreógrafo da Comissão de Frente, Patrick Carvalho, quer trazer o enredo em sua coreografia. O bailarino e coreógrafo, conhecido pelos seus diversos trabalhos em comissões de frente de Escolas de Samba do Carnaval Carioca e também por ter participado do quadro “Dança dos Famosos”, no antigo Domingão do Faustão, na Rede Globo, disse estar preparando uma Comissão de Frente com a cara e o tamanho da escola para conquistar todas as notas 10.

Patrick a frente de sua ala de Comissão de Frente – Foto/Reprodução: Vitor Melo/RioCarnaval

No último ano, Patrick conseguiu no Salgueiro a sexta colocação no Carnaval de 2022 com o enredo “Resistência”. Neste ano, não só ele, mas todos os responsáveis por cada segmento da escola e os integrantes, esperam que a escola seja campeã. Na noite de hoje, a Comissão de Frente não fez suspense, pois o coreógrafo confirmou que tudo que foi apresentado hoje será a coreografia oficial que acontecerá no grande dia do desfile.

Hoje eu preparei um grande espetáculo com a comissão de frente junto do maquiador Fernando Camilo, me deu esse presente, essa obra de arte. nos nossos dançarinos. A Sapucaí pode esperar que a gente vem quente.

promete Patrick

O coreógrafo ainda enfatiza que a Comissão de Frente vem conduzida pelo Joãozinho Trinta, o grande personagem dessa obra do enredo do Salgueiro e ele irá pintar e bordar na Comissão de Frente da escola.

Comissão de frente se apresentando para o Setor 1 – Foto/Reprodução: Luiza Rodrigues

Além de ter o foco em liberdade de expressão, a escola homenageará no dia do desfile o carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, o famoso Joãosinho Trinta, que faleceu em 2011.

A filosofia do mestre Joãozinho Trinta foi uma das inspirações para a criação do enredo, que muita das vezes tentaram o calar, mas ele não se deixou calar e colocou na avenida aquilo que ele achava que era a sua realidade e a realidade do nosso povo. Ele já mesmo dizia, o povo gosta de brincar, gosta de alegria, gosta de ser feliz e o carnaval é a oportunidade pra isso.

Enfatiza o carnavalesco Edson ao explicar a homenagem

Um dos casais mais esperados todos os anos pelo público completa, em 2023, 10 anos de parceria como mestre-sala e porta-bandeira. Sidclei Santos e Marcella Alves já foram premiados com diversos Estandarte de Ouro como melhor primeiro casal e carregam a sonhada nota 10 de todos os jurados em praticamente todos os seus desfiles. Neste ano, com muita maestria e talento, Sidclei e Marcella não querem diferente: brilhar na avenida com muito sincronismo e amor para conquistar o título pela vermelho e branco.

Sidclei Santos e Marcella Alves, primeiro casal de Mestre-sala e Porta Bandeira – Foto/Reprodução: Malu Alves

O coração está acelerado e transbordando de alegria e confiança na busca da nossa décima estrela. Está sendo um grande delírio e a gente vai trazer esse público pra delirar junto com a gente

destaca a porta-bandeira Marcella Alves

Um destaque para o desfile é a Ala da Diversidade, que trará um grande manifesto em prol da alegria e de um mundo sem preconceito.

Ala da diversidade – Foto/Reprodução: Malu Alves

Além disso, um destaque da noite foi a torcida Salgueirense, que homenageou antes de o desfile começar a Jornalista Glória Maria, que morreu esta semana devido a complicações advindas de um câncer de pulmão.

A bateria do Salgueiro, mais conhecida como a furiosa, vem mais uma vez com a grandiosa Rainha de Bateria Viviane Araújo. Desde 2008 desfilando pelo Salgueiro como rainha, completa, portanto, 16 anos desfilando pela escola. Com 47 anos, a atriz sempre brilha na avenida e é destaque nos desfiles da escola, somando muito talento, samba no pé e amor pela bandeira vermelho e branco, a rainha das rainhas virá esse ano em sua fantasia representando o pecado.

A furiosa da Tijuca traz também suas musas: Rebeca, a cantora que é cria da escola e já integrou a ala do passistas, desfila há 17 anos pela Academia; Dandara Mariana, a atriz, tijucana e salgueirense, está no seu terceiro ano junto à escola; Bianca Salgueiro, educadora física e personal, é salgueirense raiz e já desfila pela escola há 30 anos, sendo a musa mais antiga da escola, que está neste posto desde 2014; Fernanda Figueiredo, biomédica e já desfila como musa do Salgueiro há 11 anos; e Lilian Hosteter, empresária salgueirense que estreia neste ano de 2023 como musa do Salgueiro.

Neste ano, no paraíso vermelho do Salgueiro, o dançarino e coreógrafo que sempre brilha na escola, Carlinhos Salgueiro, representará Adão, com a parceria da passista Maryanne Hipólito, que representará Eva.

Também brilharam na noite deste domingo, 06, o segundo casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira, José Roberto e Natália Pereira e o terceiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Leonardo Moreira e Letícia Malaquias, com muito samba no pé, os casais mostraram sincronia por toda a avenida.

Dandara Mariana, uma das musas destaques do Salgueiro enfatiza o seu amor pelo carnaval e que o seu coração está a mil mesmo já tendo desfilado pela escola.

É uma adrenalita gostosa demais. E dessa vez, eu venho como Leviatã, venho das profundezas das águas representando o poder feminino.

destaca a atriz.
Musa Dandara Mariana – Foto/Reprodução: Malu Alves

Ao longo do desfile, o vestido da musa arrebenta durante o desfile, mas a a atriz não perde o samba no pé e vai até o fim do desfile apenas com o look que estava por baixo do vestido.

Nos delírios de um paraíso vermelho, a escola traz sua como ênfase de respeito, liberdade e amor. A Acadêmicos do Salgueiro trará na noite do desfile oficial 28 alas, 5 alegorias, 3 tripés e elementos cenográficos e 3500 componentes para preencher toda a avenida. A furiosa será a penúltima escola de samba a desfilar na Sapucaí, no dia 19 de fevereiro, domingo de carnaval.

Confira mais imagens do ensaio técnico:

Confira as entrevistas com os integrantes da escola:

https://www.youtube.com/watch?v=8iRphOdNfcA

Confira o samba-enredo da Acadêmicos do Salgueiro:

https://www.youtube.com/watch?v=3bejL2OYkiI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram