Hoje, dia 30/11 se comemora o Dia do Ritmista.
Geralmente, uma bateria é composta por 300 ritmistas, dentre eles tocando variados instrumentos.
Vamos começar pelo surdo, que é um tambor preso ao ombro por uma tira de couro ou nylon e tocado com uma baqueta e com a outra mão do ritmista, que abafa o som da batida. Podem ser divididos em três tipos. Os surdos de primeira (ou de marcação), de segunda (ou de resposta), e de terceira (ou de corte) são os instrumentos responsáveis por dar o ritmo a uma escola de samba. Mesmo com suas variações, têm som bastante grave.

Temos também os repiques ou repeniques, na marcação uma das suas funções é “repicar” as batidas do surdo durante o andamento do samba; este é o toque “de levada”. Outra função do repinique neste subgênero musical é executar pequenos solos, que servem como chamadas para sincronizar a entrada dos demais instrumentos da bateria no compasso da música.

Dentro da bateria também tem os caixeiros, que traz a característica das baterias. Ela é uma das partes responsáveis pela criação dos ritmos e, geralmente, é tocada no contratempo das músicas. Sua maior peculiaridade é ter uma esteira na pele de resposta, a parte de baixo do tambor.

O instrumento chocalho complementa a parte mais leve da bateria. A função básica do chocalho é dar uma sustentação as caixas, e ressaltar os pontos fortes do samba (refrãos, bossas).

O som gostoso do tamborim faz o desenho das melodias, ao contrário das caixas e chocalhos, que mantém a batida, o tamborim possui variações ricas, que dão personalidade ao som da bateria.

O choro da Cuíca, é tocada na divisão e execuções entre os áudios médio e grave.

O timbal que é um instrumento de origem africana, também é muito presente em uma bateria de escola de samba, porém, ele é opcional, nem todas usam esse instrumento. O Timbal foi popularizado por artistas como Carmem Miranda, Jorge Ben Jor e Carlinhos Brown.

Esses são os principais instrumentos de uma bateria de escola de samba, eles que fazem seu corpo tremer, te dá vontade de sambar, fazem você se emocionar e vibrar com essa musicalidade que nos arrepia.

Os ritmistas são uma peça super importante na composição de uma escola de samba. Eles são os primeiros a chegarem e os últimos a irem embora. Sem eles não tem samba, não tem som, não tem agito, não tem vida.

É bonito de assistir toda entrega, amor e carinho dos ritmistas para realizar um desfile perfeito e uma apresentação impecável. O talento de vocês é arte e uma arte de tirar o fôlego.
O dia de vocês são todos os dias, vocês merecem todo respeito e admiração durante o ano. Parabéns, ritmistas! O samba agradece a cada um de vocês.

Fotos; Instagram de baterias de escolas de samba do RJ.

Texto; Rebeca Abreu.

One thought on “3O DE NOVEMBRO É O DIA DO RITMISTA. VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS QUE COMPÕE UMA BATERIA?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
Facebook
YouTube
YouTube
Set Youtube Channel ID
Instagram