Neste sábado (14) a Lins Imperial abriu a noite de ensaios técnicos do Carnaval 2023 com muita alegria na avenida. Com uma releitura e um samba enredo inédito a escola levará para a avenida no Carnaval de 2023 a vida de João Francisco dos Santos, mais conhecido como Madame Satã. De autoria dos carnavalescos Edu Gonçalves e Ray Menezes, o enredo fala sobre a figura da “bicha malandro” que se tornou um dos personagens mais representativos da vida noturna e marginal da Lapa carioca. Satã era nordestino, preto, homossexual e lutava contra as violências estruturais da sociedade da época, tornando-se um símbolo de resistência. O enredo segundo os carnavalescos, trará uma nova abordagem contemporânea e em forma de manifesto, diferentemente de 1990. A escolha também vai ao encontro da agremiação trazer grandes histórias sobre personalidades negras e celebrar sua comunidade.
“Hoje, as manchetes dos jornais, infelizmente, pouco destacam a representatividade de pessoas como Satã no Brasil. Colocar Madame Satã como destaque de um jornal é reafirmar a importância de vozes como a dele não serem silenciadas. Vamos estampar Satã por aí. É preciso aplaudir – incansavelmente – a bicha que não treme no salto! ”, comentou Edu.
Sob muita euforia do povo que assistia ansiosamente das arquibancadas o retorno do esquenta , a escola abriu a noite dos ensaios mostrando para oque veio e prometendo fazer um carnaval histórico.
A rainha de Bateria Katarina Harmony esbanjou simpatia na avenida e aproveitou para falar com a imprensa. Em suas palavras ela contou que apesar do nervosismo ela está muito feliz em vir à frente do coração da escola.Filha de brasileira, mas nascida na França, ela tem 23 anos, trabalha também com maquiagem artística e faz sucesso com produção de conteúdo para as redes sociais Instagram e TikTok. Recentemente a beldade demonstrou em uma entrevista a sua alegria em estar a frente da escola .
“Fiquei muito feliz e honrada com toda a manifestação de carinho que recebi de todos após meu anúncio. Quero agradecer bastante ao Presidente Flávio, também ao querido Carnavalesco Ray Menezes, que além de ter sido importante para eu estar na escola, caprichou na minha fantasia. Gratidão”, contou Katarina.
A ala das baianas não ficou atrás e além da simpatia e carisma mostrou de forma muito alegre que a escola está mais do que preparada para o carnaval 2023. A comissão de frente da escola arrancou gritos das pessoas que assistiam das arquibancadas. Eles conseguiram mostrar na apresentação que o enredo está vivo na alma de cada um. Um dos momentos impactantes do ensaio foi quando a escola soltou fogos que traziam as cores da escola. O público foi a loucura e vibrou junto com os componentes.
A Lins Imperial será a 2ª escola a desfilar na sexta-feira de Carnaval, no dia 17 de fevereiro de 2023. Vale lembrar que entrada nas arquibancadas e frisas é gratuita. Com o início dos ensaios técnicos na avenida , a CET-Rio vai promover uma série de alterações no trânsito no entorno Sambódromo, no Centro do Rio. O MetrôRio anunciou a extensão do horário de funcionamento até meia-noite, aos domingos, para atender público e foliões. A previsão é de que os ensaios comecem às 20h e terminem às 23h30. Este ano, a Passarela do Samba será das escolas da Série Ouro aos sábados e das agremiações do Grupo Especial, aos domingos.
Assista as entrevistas com personalidades da escola :
0uça o samba enredo da Lins Imperial para o carnaval 2023
- TRIBUTO AO REINALDO NO FERIADO DO DIA DA CONSCIENCIA NEGRA COM FEIJOADA NO RENASCENÇA CLUBE
- Wenny marca presença no Grammy Latino a convite da Sony Music Internacional com look de 75 mil cristais Boreais: “Um dia estarei aqui levando o prêmio para o Brasil”
- *Unidos de Padre Miguel celebra aniversário com grande festa e participação das escolas do Grupo Especial*
- O GRES ACADÊMICOS DO DENDÊ CONVIDA PARA A GRANDE FINAL DE SAMBA 2025
- Liga RJ confirma participação na Cúpula Social do G20 promovendo a representatividade do samba no cenário globalEntidade vai conduzir mesa com o tema ‘Sustentabilidade e Carnaval: combinação que dá samba e é nota 10!’