A escola é a sexta agremiação do grupo especial a anunciar o seu enredo para o próximo carnaval.


Após muita expectativa a Estação Primeira de Mangueira anunciou em suas redes sociais que já tinha definido o enredo que levará para a avenida em 2023. O enredo ”As Áfricas que a Bahia canta” será desenvolvido pela dupla de carnavalescos Annik Salmon e Guilherme Estevão, ambos estavam na Série Ouro.

Vejamos o texto que a escola publicou em suas redes sociais:

A Estação Primeira de Mangueira volta a se apresentar na avenida com uma narrativa de protagonismo negro em seu carnaval de 2023. Com o enredo “As Áfricas que a Bahia canta”, a verde e rosa mostrará as construções das visões de África na Bahia a partir de sua musicalidade e instituições carnavalescas negras, destacando o protagonismo feminino nesse processo e as lutas contra intolerância, racismo e pelo fortalecimento da identidade afrobrasileira.

Logo do enredo da Mangueira para o carnaval de 2023 — Foto: Reprodução/Redes sociais

A Mangueira abordará passagens da história preta do carnaval pouco difundidas nas construções cronológicas da festa, com os cortejos pré e pós abolição da escravatura, como os cucumbis e clubes negros, resgatando saberes e práticas ancestrais, as lutas pela inserção e reconhecimento da cultura afrobrasileira carnavalesca; os embates contra intolerância religiosa e racial dos Afoxés; as denúncias de desigualdade social pela arte dos blocos afros; a expansão da afrobaianidade pelos cantares do axé. Todos esses processos, conduzidos com protagonismo por mulheres pretas, mães, deusas, rainhas que usaram suas “corpas” e vozes contando, louvando e cantando para e por seu povo.

A escola tem a intenção de mostrar as construções de visões de África na Bahia a partir de sua musicalidade e instituições carnavalescas negras, destacando o protagonismo feminino nesse processo e as lutas contra intolerância, racismo e pela busca do fortalecimento da identidade afrobrasileira

No carnaval de 2022 a Mangueira terminou na sétima colocação com uma homenagem a Cartola, Jamelão e Delegado, três ícones da verde e rosa.

By Júlio Almeida

Um jovem carioca, de 19 anos, que é apaixonado por samba, futebol e carnaval. Narrador da Rádio Bicuda FM, LIVERJ e do Universo Vasco. "Sonhar não custa nada E o meu sonho é tão real..."

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram