Ana Carolina Motta

Sábado (30) as escolas campeãs do Grupo Especial do Rio de Janeiro desfilaram mais uma vez na Sapucaí

Esse ano a ordem das escolas a desfilar foi decrescente, do último colocado ao primeiro. Salgueiro que ficou em 6° lugar com pontuação média de 268,3 foi a primeira a desfilar. O tema enredo esse ano foi “Resistência” repercutindo a luta pelo pertencimento, liberdade e proteção da cultura negra.

A atriz Viviane Araujo, apesar de não poder fazer muito esforço por estar grávida, não quis ficar de fora do desfile das Campeãs das duas escolas onde é rainha de bateria. A Mancha Verde de São Paulo ficou em segundo lugar, assim foi desfilar no dia 29 e no dia 30 ela veio ao Rio de Janeiro desfilar com a escola que escolheu para reinar esse ano, Salgueiro. A atriz disse que estava cansada, pois só tirou duas horas de sono, porém muito feliz por estar na avenida.

Após a apuração, as escolas começam a passar por mudanças, principalmente entre os organizadores e integrantes, já visando o carnaval de 2023. Foi anunciada a saída do carnavalesco Alex de Souza, após quatro anos no Salgueiro e a contratação de Edson Pereira quem conduziu o enredo da Vila Isabel.

A Portela entrou da Sapucaí logo depois. Conquistando o quinto lugar com média 269,2 com o tema que falava sobre a simbologia dos Baobás, árvore da vida. No desfile das Campeãs os carros que apresentaram defeitos no dia do desfile oficial, já estavam em perfeitas condições, como o globo de um dos carros que tinha partido ao meio. Já a porta bandeira, Lucinha Nobre vencedora do standart de ouro de 2022 acabou quebrando o dedo mindinho do pé no último desfile, mas mesmo assim esteve presente no sábado dançando na cadeira de rodas e recebendo muito apoio.

Em quarto lugar ficou a unidos de Vila Isabel, em que no desfile oficial apresentou bela performance da comissão de frente seguida de um grande carro alegórico com a presença de Martinho da Vila, homenageado da escola desse ano, foi nos quesitos de alegorias, enredo, mestre-sala e porta- bandeira e evolução que a escola tirou as melhores notas. O enredo fala sobre a vida e história de Martinho,o título “Canta,Canta, minha gente a Vila é de Martinho!” faz referência a música “Canta, canta minha gente”, um grande sucesso do cantor. A média da escola ficou em 269,3 garantindo lugar nas Campeãs.

A Unidos do Viradouro trouxe em seu enredo um paralelo entre o carnaval de 1919 com o carnaval atual. Na época existiu um epidemia da Gripe Espanhola, a doença trouxe restrições ao povo,como a atual pandemia de Covid-19. No desfile apresenta a luz do carnaval chegando, depois dos tempos sombrios. A passagem é retratada com os bonecos com a mascaras de bico usadas antigamente para proteção, logo atrás dos grandes bonecos vem o abre-alas todo em prata, cheio de luz e representando um carnaval da elite da época, com elementos remetentes à cultura européia. A pontuação foi de 269,5 com destaque principalmente para enredo e alegorias e adereços.

Em segundo lugar ficou a Beija- Flor que trouxe o enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija- Flor” é o enredo desse ano enaltece as glórias, conquistas e histórias do povo negro. É a terceira no ranking das escolas com mais títulos no Rio de Janeiro, atrás apenas de Portela e Mangueira. Enaltecendo escritores e pensadores negros comi Frantz Fanos, a filósofa brasileira Lélia Gonzales e a escritora Djamila Ribeiro e Abdias Nascimento que questionam o sistema e o racismo estrutural, a escola se destacou no samba enredo e bateria, no mais a escola se manteve com boas notas e a média total foi de 269,6.

Finalmente o primeiro lugar desse ano é da Grande Rio ganhando o seu primeiro título falando sobre o orixá Exú, buscando desmistificar a entidade e otnando o debate da intolerância religiosa como algo a ser combatido e discutido, o objetivo era trazer manifestações culturais e figuras ligadas ao que o Orixá representa. . Em trecho do enredo “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu”, a catadora de lixo do Jardim Gramacho Estamira é citada, : “A voz do povo, profeta das ruas, tantas Estamiras desse chão”. A catadora dizia se comunicar com a entidade por meio de um telefone.

A escola também ganhou estandarte de Ouro como melhor escola desse ano e melhor bateria. O prêmio dado pelo O Globo/ Extra. A caxiense, já ficou em segundo algumas vezes e nunca tinha conquistado o título, o primeiro lugar veio junto ao todo desempenho dos integrantes entre eles o Demerson D’alvaro, ator que representava Exu na comissão de frente. Ele chamou muita atenção ao incorporar o personagem, com estudos e treinos Emerson se entregou ao papel e recebeu visibilidade por seu trabalho.

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram