Escola da Baixada Fluminense levou para a avenida uma homenagem ao orixá da comunicação para combater racismo religioso contra cultos de matriz africana. São Clemente é rebaixada e vai fazer parte da Série de Ouro no ano vem

Paolla Oliveira à frente da bateria da Grande Rio, escola vencedora do Carnaval do Rio de Janeiro, em 2022 (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

Com enredo “Fala, Majeté! As sete chaves de Exu”, que retratou Exu, entidade de religiões africanas, nesta terça-feira (26) a Acadêmicos da Grande Rio se tornou a campeã do carnaval carioca pela primeira vez na história após conquistar 269.9 pontos na apuração. A ordem dos quesitos na apuração foi a seguinte: fantasias, harmonia, comissão de frente, samba-enredo, bateria, alegorias e adereços, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, e evolução. Para comemorar a vitória da escola, a atriz e rainha de bateria, Paolla Oliveira, solicitou uma dispensa de uma gravação que realizava no Projac e foi comemorar o título com sua agremiação. A beldade que deu um show na avenida representando a energia das Pombagiras, a versão feminina de Exu, foi ovacionada na quadra da escola localizada na cidade de Duque de Caxias, e alvo de muitos flashes.

Assim que chegaram, Paolla Oliveira e Diogo Nogueira foram direto para o palco, acompanhados do presidente de honra Jayder Soares e do troféu de campeã do Carnaval 2022. A artista também sambou com a bateria e junto com o Mestre Fafá, que rege os ritmistas da tricolor do município de Duque de Caxias.

Paolla Oliveira beija o namorado Diogo Nogueira na comemoração do titulo da Grande Rio — Foto: Marcos Serra Lima/

Vale lembrar que nos anos de 2020, 2010, 2007 e 2006, a escola bateu na trave e ficou em segundo lugar. Por esse e outros motivos, nas redes sociais, famosos e anônimos expressaram sua felicidade com a vitória da Tricolor de Duque de Caxias.

Mas afinal, quem é Exu?

“Exu não é diabo. A maioria das pessoas não sabe o que realmente é o Exu, não estudou o Exu”, explica o zelador espiritual Danilo de Oxóssi.

“O enredo tem um conjunto de importâncias, e a principal delas é desconstruir os estereótipos negativos que foram atribuídos devido a esse processo de racismo religioso à divindade Exu, que é uma divindade múltipla e viva. Mas foi incorporada por todos na Avenida”

Leonardo Bora, um dos carnavalescos da Grande Rio

“É o orixá, é o guardião, é o primeiro que come na mesa dos orixás. O último é Oxalá, que é o rei de todos os orixás. E Exu come primeiro do que ele.

Danilo de Oxóssi
Demeson D’alvaro, que interpretou Exu no desfile da Grande Rio, escola de samba campeã deste ano (Foto: AF Assessoria)

Demeson D’alvaro, que interpretou Exu no desfile da Grande Rio, escola de samba campeã deste ano no Rio de Janeiro, falou sobre a emoção do primeiro título da agremiação, e ter dado vida ao personagem-título do samba-enredo. O ator, que já foi da comissão de frente do Salgueiro 2011 a 2018, é de Honório Gurgel, subúrbio do Rio de Janeiro, e conta que sua família tem representantes de diversas religiões, incluindo uma avó umbandista e mãe evangélica, mas que não frequenta nenhuma igreja ou outro templo religioso, apesar de crer em Deus. Para quem não sabe, ele já viveu caboclos e pretos velhos na avenida, além de outro Exu, na comissão de frente do Salgueiro, no carnaval de 2016. Para o desfile deste ano, Demerson investiu em alguns detalhes sobre a preparação para o personagem que impactou a Sapucaí. Ele se preparou com uma mãe de santo da família e recebeu do Ifá D’olu patuás vindos especialmente da África. O carioca também contou com a ajuda da esposa Isadora, adepta do candomblé, indicando-lhe leituras sobre a religião.

Grande Rio é a campeã do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro de 2022(foto: Mauro Pimentel / AFP)

As escolas Beija Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro, Unidos de Vila Isabel, Portela e Acadêmicos do Salgueiro ficaram em 2º, 3º, 4º, 5º e 6º lugar respectivamente. A São Clemente, que homenageou o humorista Paulo Gustavo, ficou em último lugar e foi rebaixada para a Série Ouro. A agremiação estava no grupo especial desde 2012. Agora, retorna ao grupo de acesso depois de uma década e precisará reorganizar sua estrutura para voltar à elite do Carnaval.

By Gabriela Silva

Gabriela Silva é Jornalista e Radialista e atua como Editora chefe de jornalismo no site Bicuda Folia e Rádio Bicuda FM. A jovem que não dispensa um microfone, atuou como Repórter no Canal TVRIO entrevistando grandes nomes da política brasileira. Produtora do Programa ‘Superação’ na BAND TVRIO e amante da escrita, foi Redatora no site R7.com e Portal Lorena R7. Nos dias atuais é colunista dos sites ‘Revista Manchete Online’ , ‘Revista Fatos & Fotos’, ‘Tribuna da Imprensa Popular‘ e Jornal ‘A Luta Democrática‘ ao lado do conceituado jornalista Mingos Lobo. Atua como assessora de imprensa pela DMG Lobo assessoria. Apaixonada por animais, mergulha nos estudos sobre a política nacional, têm humor peculiar e jamais despreza uma boa prosa, café puro e uma boa piada. Escreve sobre Política, Saúde, Economia, Carnaval, Atualidades é muito mais. Incansável na busca pela verdade, apuração é a sua paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram