Na quinta-feira, 17 escolas desfilaram pelo Grupo de Avaliação, enquanto 4 delas cancelaram as suas respectivas apresentações

A G.R.E.S Império de Petrópolis realizou desfile simbólico em silêncio como forma de protesto (Foto: Reprodução/Instagram)

Após mais de dois anos sem carnaval, o brasileiro que estava sedento por folia pôde se esbaldar na avenida da Intendente Magalhães. Nessa sexta-feira, o público chegou com antecedência para o desfiles das escolas da Série Bronze, deixando claro que estavam sedentos pela folia. No dia anterior, 17 escolas realizaram desfiles pelo Grupo de avaliação. Na ocasião, 4 escolas anunciaram o cancelamento de suas respectivas apresentações.

Os desfiles dos blocos na Intendente Magalhães contaram com a nova iluminação e toda a estrutura da Prefeitura do Rio, como garis da Comlurb e equipes da Saúde e da Guarda Municipal. Após cada desfile, garis da Comlurb, realizavam a limpeza da avenida No local, comerciantes aproveitaram para fazer uma renda extra. Nas barraquinhas, o cardápio era variado, com churrasquinho, salgados, batata frita, frango empanado, churros, cachorro-quente, carne de sol com aipim e milho cozido. Na dispersão pessoas que apreciaram o carnaval ao lado da criançada, puderam contar com pula-pula e brincadeiras para os pequenos que corriam para todo o lado. O ambiente familiar aproximou familiares, amigos e casais que aproveitaram para beber e comer no local.

Garis da Comlurb faziam a limpeza da rua ao fim de cada apresentação das escolas – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A 1º escola a desfilar na noite dessa sexta-feira foi a Mocidade Unida do Santa Marta. O G. R. E. S. Mocidade Unida do Santa Marta é uma escola de samba da comunidade do Morro Marta, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. A agremiação é a primeira escola de samba dissidente da Zona Sul. Rompendo com a escola de samba São Clemente – que até então monopolizava o título de escola da comunidade do morro da Dona Marta – foi fundada a Mocidade Unida do Santa Marta.  No Carnaval de 2020, foi vice-campeã do grupo de Avaliação, ascendendo para a Série Bronze. Neste ano, com o o enredo: “Furacão… do meu samba inspiração!”, escrito pelos compositores Pato Roco, Rico Bernardes, Marquinhos, Igor K, Diego Nascimento, Tony Andrada, Ari Braga, Carlinhos Maciel, Téo Dimeriti e Evanildo Paranhos, a escola é um dos fortes nomes para o Carnaval 2022.

Passista Thay Oliveira (Foto: Reprodução/Instagram)

A Acadêmicos do Jardim Bangu realizou seu desfile em segundo lugar, e foi aclamada com muito carinho pelo público do local. O G. R. E. S. Acadêmicos do Jardim Bangu é uma escola de samba da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Em sua estreia no Carnaval Carioca, a escola terminou na 4ª colocação com o enredo No jardim das quatro luas, reluz o machado de Xangô. Para o Carnaval de 2018, a caçulinha de Bangu uniu-se com o G. R. E. S. Corações Unidos do Amarelinho para formar o G. R. E. S. Corações Unidos do Jardim Bangu. A agremiação foi a 1ª a desfilar na Série D e ficou na 3ª colocação

Neste ano de 2022, a escola que traz as cores vermelho, verde e branco, e o símbolo do leão, trouxe para a avenida, o enredo “Entre Lendas, Culturas e Mistérios, Jardim Bangu Desaguá Num Rio-Mar de Amor” do Carnavalesco Marcello Portella.


Como já esperado, a União Cruzmaltina, 3º escola a se apresentar na noite, gerou forte emoção ao despontar na avenida. Fundada em 2019 e tendo como inspiração o Club de Regatas Vasco da Gama, a União Cruzmaltina mostrou que de fato veio para ficar e fazer história. Para emocionar e homenagear os vascaínos, a escola que traz como Carnavalesco Rodrigo Almeida, entrou na avenida, entoando o enredo “O meu coração é a tua morada”. A torcida foi à loucura! Esse ano, a escola trouxe Mylla Ribeiro como Rainha de Bateria. A musa estava deslumbrante e aproveitou para tirar foto com pessoas do local.

Vale lembrar que em sua estreia, em 2020, a escola só não se tornou campeã do Grupo de Avaliação porque foi punida com a perda de 1,1 ponto em função de não cumprir o número mínimo de baianas. Uma chuva torrencial no dia fez com que algumas fantasias não chegassem, e a agremiação terminou na sétima colocação.


Esse ano a Império de Petrópolis, entrou na avenida como forma de protesto. A agremiação recém promovida à divisão atual e única escola da região serrana, não encontrou motivos para desfilar, em meio a calamidade ocorrida no início do ano em Petrópolis. A caçulinha escola, criada em março de 2016, fez uma passagem simbólica em silêncio na avenida, segurando a faixa “Abrace Petrópolis” . Nas arquibancadas o público esboçou emoção.

Lucas da Império de Petrópolis concedeu entrevista a Rádio Bicuda FM (Reprodução/Wesley Bak)

Como não podia ser diferente, a Acadêmicos do Dendê, 5ª escola a desfilar na Intendente realizou um desfile quente, e deixou o coração do carioca pegando fogo de emoção. O G. R. E. S. Acadêmicos do Dendê é uma escola de samba da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A escola conquistou 3 campeonatos e 4 vice-campeonatos desfilando nos grupos de acesso. O Acadêmicos do Dendê se originou do antigo Bloco Unidos do Dendê, de 1965, depois da extinção do Bloco Unidos da Cova da Onça. Posteriormente, personalidades como Alcides Pinheiro “Cid”, Moacir, Filinho, Tino, Benizário, Fizinho, China e Aurélio se reuniram na residência do Sr. Alcides localizada no Morro do Dendê afim de formar a nova Comissão de Carnaval. No carnaval de 2020, a escola foi 4ª colocada do Grupo de Avaliação e ascendeu para o Grupo Bronze. Em 2022, a escola presidida por Nilton Fernando de Oliveira, trouxe para a avenida o enredo  “Uma Viagem Encantada ao Imaginário Infantil”, dos carnavalescos Mario Bandeira e Bernard Basílio. O tema traz uma singela nostalgia e um saudosismo que vai buscar no interior de cada um a velha lembrança dos tempos de infância onde a lei baseava-se no imaginário infantil; no momento em que estamos, tempo de compreensão, buscando a harmonia e a paz entre os homens, este enredo traz a lembrança daquilo que é mais sagradoA vida.


A escola de samba da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro que estreou no carnaval carioca em 2020, Acadêmicos do Peixe não entregou menos do que o público já imaginava que seria. Na avenida a escola que carrega as cores vermelha e Branca deu um show e realizou um desfile digno de aplauso. Para quem não sabe, a agremiação foi fundada em abril de 2019, a partir de um bloco carnavalesco criado em 2007, em Anchieta. Nesse ano, com o enredo “NÓS VAMOS INVADIR SUA PRAIA”, dos compositores: Myngalzinho, Belo, Vagner Mariano, JC Saraiva, Júlio do Litrão, Cláudio Moraes, Salgado, Juninho Sambista e Marcelinho Santos e participação Especial de Yago Pontes, a escola “invadiu” a Intendente com o samba no pé e muito garra.

Rainha de Bateria: Lorrayne Lopes

Princesa da Bateria: Emillyn Mirrha

Madrinha de Bateria: Michele Vity

Administração da Bateria: Daniele Niele

Musa : Layla Hellen

Diretores de Marketing e Assessoria de Imprensa: Julie Reis, Fernando Saol e Ivan Araujo

Autores do Samba-Enredo: Myngalzinho, Belo, Vagner Mariano, JC Saraiva, Júlio do Litrão, Cláudio Moraes, Salgado, Juninho Sambista e Marcelinho Santos.

Participação Especial: Yago Pontes

Intérpretes: Pixulé e Cristiano Oliveira

Cantor(es) de Apoio: Edinho Gomes e Rogério Santos

G.R.E.S Acadêmicos do Peixe (Foto: Reprodução/Internet)

Como 7º escola da noite, a Império Ricardense, não ficou atrás de nenhuma das escolas apresentadas anteriormente. Neste ano, ela contará a história, lendas e crendices da Tribo Ticuna com o enredo: “Ticuna – As Encantarias do Povo Pescado por Yo’i nas sagradas Águas Vermelha do Igarapé Eware” desenvolvido pela carnavalesca Sandra Andréa. Para quem não sabe, os Ticuna configuram o mais numeroso povo indígena na Amazônia brasileira. Com uma história marcada pela entrada violenta de seringueiros, pescadores e madeireiros na região do rio Solimões, foi somente nos anos 1990 que os Ticuna lograram o reconhecimento oficial da maioria de suas terras. Hoje enfrentam o desafio de garantir sua sustentabilidade econômica e ambiental, bem como qualificar as relações com a sociedade envolvente mantendo viva sua riquíssima cultura. Não por acaso, as máscaras, desenhos e pinturas desse povo ganharam repercussão internacional.

Lucao Império Ricardense (Foto: Reprodução/Vitor Santos)

Fazendo jus aos moradores de Vicente de Carvalho que carregam a alegria no semblante, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Vicente de Carvalho localizada no bairro de Vicente de Carvalho, das proximidades do Morro do Juramento, subúrbio da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, despontou na avenida com samba no pé e uma bateria calorosa. Nesse ano, com o objetivo de contar a história do samba desde seus primórdios, a escola trouxe para a Intendente, o enredo “Lunda Semba: A voz do morro agoniza, mas não morre” do carnavalesco Vinícius Osayin. No carnaval passado a agremiação desfilou no grupo de acesso da LIESB e ficou com a décima colocação quando apresentou o enredo “Eu quero é botar meus blocos na rua e ginga para dar e vender” dos carnavalescos Vinícius e Eduardo Pinho (in memoriam).

Karin Rodrigues Mãe África da Escola Vicente de Carvalho e Wesley Bak (Foto: Reprodução/Vitor Santos)

Para deixar a torcida tricolor emocionada, a G.R.E.S Guerreiros Tricolores deu um show de bateria e não entregou menos que o esperado. Fundada em 29 de julho de 2019, a escola de samba Guerreiros Tricolores fez sua estreia Carnaval carioca no Grupo de Avaliação e ficou em quinto lugar, sendo credenciada ao novo Grupo da Intendente Magalhães, a Série Bronze. Neste ano a escola trouxe o enredo “Forjados nas Cores do Guerreiro, Nosso Lema é Vencer ou Vencer!” dos Carnavalescos Raphael Homem e Pedro Machado e Compositores Júnior Fionda, Zé Paulo Sierra, Léo Peres, Gabriel Machado, Alessandro Falcão, Jota Júnior, Vando Cardoso e Flavinho Bento, onde fala da origem das cores do clube e ligação das mesmas com orixás. Giancarlo Gonçalves, presidente da Guerreiros Tricolores afirmou recentemente que o diferencial do desfile esse ano, é que o mesmo foi preparado com muita “ garra e alegria”, como foi no primeiro desfile da sua história: “Permeado de emoção e entusiasmo, representar este projeto tricolor de Carnaval, afinal é um coração e duas paixões: samba e futebol! Nossa agremiação é muito organizada. Fizemos o dever de casa, enredo forte, samba escolhido em uma disputa democrática com 12 obras inscritas, fantasias desenhadas e iniciado confecção devagarinho em virtude de não chegada da subvenção ainda, mas tudo dentro do possível dentro do planejado estabelecido”, – contou.

Giancarlo Gonçalves e Wesley Bak (Foto: Reprodução/Vitor Santos)

Destaque abre alas Jorge Felippe da Escola Guerreiros Tricolores (Foto Reprodução: Vitor Santos)

Bateria da Guerreiros Tricolores (Reprodução/Wesley Bak)
Na avenida, a escola deu um show, e levou o público à loucura ao desfilar (Reprodução/Wesley Bak)

Unidos de Manguinhos

Fundada em 23 de abril de 1964, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Manguinhos é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro,situada na Avenida dos Democráticos, no bairro de Manguinhos. Na avenida, como 1ª da noite a desfilar, a escola esbanjou alegria e acabou contagiando todos que assistiam com empolgação o desfile. A escola teve origem com a fusão de três blocos da região: o Vila Turismo, o Velha Cap e o Grêmio Recreativo de Manguinhos.Situada, próximo à estação de Bonsucesso (Zona da Leopoldina), a Unidos de Manguinhos tem o grosso de seus componentes residindo nas áreas de Manguinhos e Jacarezinho. Possui quadra própria, servindo a comunidade com permanentes atividades culturais e artísticas.

Apresentou em 1989 um bom carnaval, desfilando com cerca de 2 mil componentes, 15 destaques, 6 alegorias e uma bateria com 150 ritmistas dirigida pelos mestres “Tererê” e “João”.Em 2008, foi vice-campeã do Grupo D homenageando o cantor e compositor Ivo Meireles, no enredo “A brasilidade rítmica de Ivo Meirelles a encantar o samba de Manguinhos!“, ascendendo ao Grupo C. Em 2009, homenageou outro sambista, o cantor e compositor Arlindo Rodrigues, no enredo “O poeta de Madureira… Arlindo Cruz”, terminando na 11º posição do Grupo RJ-2.

Neste ano, com o enredo “Maria Helena – A Imperatriz da passarela” de autoria de Henrique César e Carnavalesco Diângelo Fernandes, a escola é um dos fortes nome do carnaval 2022.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Manguinhos (Foto: Reprodução/Internet)
Simone, da Unidos de Manguinhos concedeu entrevista ao Repórter Wesley Bak (Foto: Reprodução/ Vitor Santos)

Acadêmicos de Jacarepaguá

O G. R. E. S. Acadêmicos de Jacarepaguá é uma escola de samba da Zona Oeste da cidade do Rio de janeiro que estreou no carnaval carioca em 2020.A escola obteve a 8ª colocação do Grupo de Avaliação, ascendendo para a Série Bronze. Como penúltima a desfilar na noite dessa sexta-feira, a escola mostrou alegria ao passar pela avenida.

O 1º Casal de Mestre-sala e porta-bandeira Matheus Medeiros e Amanda Villaverde, assim como a Rainha de Bateria Patrícia Miranda esbanjaram simpatia e posaram para fotos . Nesse ano, a agremiação trouxe pra avenida o enredo “OKÊ CABOCLO! SALVE AS MATAS DO MEU BRASIL” de Gheorge Vierrah Giordano. A composição escolhida foi a de R. Maurício, Lício de Pádua, Guto Listo, Bruno Serrinho e Dimas Mello.


Arrastão de Cascadura

Última escola da noite, a desfilar, O G. R. E. S. Arrastão de Cascadura é uma escola de samba da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.Antes de ter uma escola de samba, o bairro de Cascadura era animado pelo bloco Unidos do Arrastão. Em 1973, membros desse bloco decidiram fundar a escola de samba do bairro. A princípio, 12 pessoas diretamente fundaram a agremiação, embora existissem mais pessoas envolvidas na fundação da escola. O nome da escola surgiu em virtude do nome do bloco, daí surgia o G. R. E. S. Arrastão de Cascadura.Nessa época, a Associação das Escolas de Samba não estava permitindo a adesão de novas escolas pros desfiles, pois achavam que já tinham muitas escolas desfilando, mas os dirigentes do Arrastão de Cascadura conseguiram convencer os dirigentes da Associação e em 1974 a escola estreio no Grupo 3, ficando na 8ª posição. Nesse ano, escrito pelo Carnavalesco Sandro Gomes, a escola trouxe para os foliões o enredo ” Frevança” uma viagem fantástica, com destino a Pernambuco. A palavra frevo vem de ferver. Deste calor nordestino, surgiram as expressões frever e frevança que significam fervura, frevolência.

Frevança, foi um desfile inesquecível, realizado pelo carnavalesco Max Lopes – o mago das cores – quando o G.R.E.S. Arrastão de Cascadura desfilou na Marquês de Sapucaí, pelo Grupo Especial, em 1995. Vinte seis anos depois, a composição de Naldo do Cavaco, Mazola e Mazinho, volta para a avenida, numa reedição, para que os componentes da escola, possam reviver a alegria de um momento tão marcante e que ficou na memória dos foliões até hoje. O samba virou um clássico e até hoje, emociona e toca o coração de cada um.

Enidio Guimares Mangueira Apoio técnico da Escola Arrastão de Cascadura , Naldo do Cavaco Autor do samba, Robertinho Sorriso Compositor e Intérprete e Gilson Raiz da Flor Presidente da Alas dos Compositores (Foto: Reprodução/Camille Rádio Bicuda FM)

Nos dias 29 e 30, doze escolas em dias intercalados realizarão desfiles pela série prata . Para minimizar eventuais impactos no tráfego da região, a operação de trânsito contará com 20 pessoas, entre agentes da prefeitura e contratadas pela RIOTUR, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, e ordenar os cruzamentos, além de orientar pedestres e motoristas

By Gabriela Silva

Gabriela Silva é Jornalista e Radialista e atua como Editora chefe de jornalismo no site Bicuda Folia e Rádio Bicuda FM. A jovem que não dispensa um microfone, atuou como Repórter no Canal TVRIO entrevistando grandes nomes da política brasileira. Produtora do Programa ‘Superação’ na BAND TVRIO e amante da escrita, foi Redatora no site R7.com e Portal Lorena R7. Nos dias atuais é colunista dos sites ‘Revista Manchete Online’ , ‘Revista Fatos & Fotos’, ‘Tribuna da Imprensa Popular‘ e Jornal ‘A Luta Democrática‘ ao lado do conceituado jornalista Mingos Lobo. Atua como assessora de imprensa pela DMG Lobo assessoria. Apaixonada por animais, mergulha nos estudos sobre a política nacional, têm humor peculiar e jamais despreza uma boa prosa, café puro e uma boa piada. Escreve sobre Política, Saúde, Economia, Carnaval, Atualidades é muito mais. Incansável na busca pela verdade, apuração é a sua paixão.

One thought on “Nesta sexta (22) escolas realizaram desfiles pela Série Bronze na Intendente Magalhães”
  1. Parabéns a rádio Bicuda FM e em especial a jornalista Gabriela Silva matéria de primeira qualidade rádio Bicuda a rádio do seu Stilo 😁😁😁😁😁😁😁😁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Follow by Email
Facebook
YouTube
YouTube
Instagram