Dezesseis escolas irão atravessar a Sapucaí nas noites de 09 e 10 de fevereiro, buscando uma vaga no tão sonhado Grupo Especial.
UNIÃO DO PARQUE ACARI
A União do Parque Acari vai ser a escola que irá abrir a noite de desfile do dia 9, sexta-feira. O enredo “Ilê Aiyê. 50 anos de resistência”, irá falar sobre os 50 anos do Bloco Ilê Aiyê. O Ilê Aiyê, ou Ilê, é o primeiro bloco afro do Brasil e se consolidou como uma das expressões culturais do Carnaval de Salvador.
Fundado em 1974 por moradores do bairro do Curuzu, constitui um grupo cultural que promove a expansão da cultura de origem africana no Brasil.
Enredo assinado pelo carnavalesco André Tabuquine.
IMPÉRIO DA TIJUCA
Com o enredo “ Sou Lia de Itamaracá, cirandando a vida na beira do mar”, o Império da Tijuca em 2024 irá contar sobre a história de Maria Madalena Correia do Nascimento, conhecida como Lia de Itamaracá (Itamaracá, 12 de janeiro de 1944), é uma dançarina, compositora e cantora de ciranda brasileira. É considerada a mais célebre cirandeira do Brasil.
Enredo assinado pelo carnavalesco Rodrigo Hilário.
ACADÊMICOS DE VIGÁRIO GERAL
A Acadêmicos de Vigário Geral levará para a Avenida em 2024, o enredo “Maracanaú: Bem-vindos ao Maior São João do Planeta”, o São João de Maracanaú é uma festa junina realizada no município de Maracanaú, no Ceará, Brasil. O São João de Maracanaú teve início em 2005, hoje é uma das maiores festas típicas e culturais do país e está incluída no calendário turístico do Ceará.
Enredo assinado pelo trio de carnavalescos Alexandre Costa, Marcus do Val e Lino Sales que vão para o décimo ano na agremiação.
INOCENTES DE BELFORD ROXO
Com o enredo, “Debret pintou, camelô gritou: “compre 2 leve 3!” Tudo para agradar o freguês”, a Inocentes de Belford Roxo irá homenagear os camelôs, uma profissão honesta, não muito reconhecida pela Sociedade e que está presente no nosso cotidiano. Seja na ida ao trabalho, nos transportes públicos, ou em volta das ruas da cidade, nos pontos turísticos, enfim, somos rodeados por eles. Quem nunca fez uma comprinha no camelô, não é mesmo?
Enredo assinado pelo carnavalesco Marcos Leroy.
ESTÁCIO DE SÁ
Com o enredo “Chão de Devoção: Orgulho Ancestral”, ao passar pela Avenida em 2024, o Berço do Samba irá manifestar a cultura do povo preto em um ato de resistência. É importante ressaltar que a cultura negra é muito rica e constante na nossa vida, todos nós temos traços de matrizes africanas em nossas expressões.
Enredo assinado pelo carnavalesco Marcus Paulo.
UNIÃO DE MARICÁ
Com o enredo, “O Esperançar do Poeta”, a escola de Maricá irá homenagear os grandes sambistas e compositores, que já eternizaram o sonho de tanta gente através da música. Sempre importante referenciar e reverenciar os verdadeiros poetas, a música nos leva além da esperança.
Enredo assinado por André Rodrigues, Igor Trindade, João Vítor Silveira e Kamila Maria.
ACADÊMICOS DE NITERÓI
Com o enredo, “Catopês: Um céu de fitas”, a agremiação irá contar sobre a Festa de Catopês, de Montes Claros (MG). As festas de agosto em Montes Claros são tradicionais e fazem parte da rica cultura local. Já é comum ver nas ruas os catopês, marujos e caboclinhos desfilando com suas roupas coloridas e homenageando o Divino, São Benedito e Nossa Senhora.
Enredo assinado pelo carnavalesco Tiago Martins.
UNIDOS DA PONTE
Com o enredo, “Tendendém – O axé do epô pupá”, que contará a saga do dendê desde a sua origem mítica em terras africanas, chegando no Brasil através da diáspora.
Na Unidos da Ponte, a história será desenvolvida através da influência do dendê nos mitos ritualísticos africanos, mostrando sua importância nos hábitos e na cultura brasileira, sobretudo na Bahia.
Enredo assinado pelo carnavalesco Renato Esteves.
SERENO DE CAMPO GRANDE
Com o enredo, “4 de dezembro”, o Sereno de Campo Grande está de volta à Sapucaí. A escola irá contar sobre o Dia de Santa Bárbara, venerada pela comunidade católica como a padroeira dos profissionais que trabalham com fogo, como os bombeiros, além de protetora contra as tempestades e trovões. No sincretismo religioso, Santa Bárbara está relacionada com Iansã, não à toa, orixá que controla as chuvas e os ventos.
EM CIMA DA HORA
Com o enredo, “A Nossa Luta Continua!”, a Em Cima da Hora exaltará a luta da classe operária no carnaval de 2024. A ideia é enaltecer a classe trabalhadora, trazendo dignidade e respeito a quem realmente merece.
Enredo assinado pelos carnavalescos Rodrigo Almeida e Ricardo Hessez.
ARRANCO
Com o enredo, “Nise – reimaginação da loucura”, a escola pretende homenagear a doutora Nise e o Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, que segue pulsando seu legado. Nise é uma médica que aposta no poder da criatividade.
Enredo assinado pelo carnavalesco Nícolas Gonçalves.
UNIÃO DA ILHA
Com o enredo, “Doum e Amora: crianças para transformar o mundo!”, a azul, vermelha e branca da Ilha do Governador levará para a Sapucaí em 2024 uma viagem pelo olhar puro das crianças.
Inspirado livremente no livro “Amoras”, do rapper Emicida, e em demais contos infantis do universo da Literatura Negra brasileira, Doum e Amora representa todas as crianças negras do país.
Enredo assinado pelo carnavalesco Cahe Rodrigues.
UNIDOS DE PADRE MIGUEL
Com o enredo, “O Redentor do Sertão”, o boi vermelho da Vila Vintém irá contar a história do Padre Cícero, proprietário de terras, de gado e de diversos imóveis, Cícero fazia parte da sociedade e da política conservadora do sertão do Cariri. Sempre teve o médico Floro Bartolomeu como o seu braço direito, e integrava o sistema político cearense, que ficou sob o controle da família Alciolli durante mais de duas décadas.
Enredo assinado pelo carnavalesco Edson Pereira , Lucas Milato e pelo pesquisador Leandro Thomás.
SÃO CLEMENTE
Com o enredo, “Que grande destino reservaram para você”, a São Clemente irá homenagear a vida do cantor e compositor de sambas enredos Zé Catimba. Aos 16 anos, participou da fundação da Imperatriz Leopoldinense, e até hoje faz parte da ala de compositores da agremiação. Um grande nome da música brasileira e, principalmente, do Carnaval.
Enredo assinado pelo carnavalesco Bruno de Oliveira.
UNIDOS DE BANGU
Com o enredo, “Jorge da Capadócia”, o desenvolvimento será o resumo da história da Capadócia até chegar ao Brasil com os colonizadores como santo e sincretizado pelos povos de pele preta vindos da África. Explorar sobre São Jorge para os católicos e Ogum para as religiões de matrizes africanas.
Enredo assinado pelo carnavalesco Robson Goulart.
IMPÉRIO SERRANO
Com o enredo, “Ilú-ọba Ọ̀yọ́ – A gira dos ancestrais”, o Reizinho de Madureira irá falar do império africano e suas influências na cultura e religiosidade brasileira. Enaltecendo todos os orixás e a sua relação com o império de Ilú-ọba Ọ̀yọ́.
Enredo assinado pelo carnavalesco Alex de Souza.
Imagens: Rede Social das Escolas citadas.
Texto: Rebeca Abreu