Abrindo o segundo dia de ensaio técnico do Grupo Especial, a Imperatriz Leopoldinense chega na avenida com o enredo “O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida” para o Carnaval de 2023, na noite deste domingo (22).
O enredo segue a narrativa das visões delirantes dos cordéis nordestinos, que contam histórias fantásticas sobre a chegada do Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, ao céu e ao inferno. Além de contar a história do rei dos cangaceiros nordestinos, o foco da escola é contar os acontecimentos pós-morte de Lampião, inspirado nos cordéis “A chegada e Lampião ao Inferno” e “O Grande Debate que teve Lampião com são Pedro”, produzidos por José Pacheco, cordelista brasileiro nascido em Pernambuco.
A decisão e criação do tema foi feita pelo carnavalesco Leandro Vieira, que, em 2020, fez a Imperatriz voltar ao Grupo Especial.
O carnavalesco fala que o ensaio técnico para a Imperatriz é dia de acertar o máximo que puder mas também, brincar de maneira infinita, motivo que gerou animação e encanto do público durante todo o desfile. Perguntado sobre a Imperatriz Leopoldinense levar o prêmio de escola campeã no Carnaval 2023, Leandro diz:
A Imperatriz merece, ela está trabalhando pra isso, são 20 e tantos anos sem gritar é campeã. Então a gente está trabalhando…Se vier, ninguém aqui da zona da Leopoldina vai ficar incomodado
brinca o carnavalesco
Marcelo Misailidis, coreógrafo da Comissão de Frente da escola, diz que a ideia é passar uma temática leve e engraçada para colocar a escola lá para cima rumo ao título.
Estamos trazendo uma espécie de alto nordestino, como se fosse uma grupo de artistas de rua que narram esse enredo de lampião
afirma o coreógrafo
O primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira é composto por Phelipe Lemos, que está de volta na verde, branco e ouro, e Rafaela Theodoro. A Imperatriz Leopoldinense possui grande reconhecimento e é referência no quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira, conquistando diversos títulos com Chiquinho e Maria Helena, que representaram a escola por tantos anos. No ensaio de hoje, o casal promete representar bem esse legado e caprichar na avenida.
Talvez seremos o cacto e ela a flor do sertão, mandacaru. Mas a confirmação fica pra o dia do desfile
diz Phelipe sobre a fantasia do casal para o desfile
O segundo casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Marcos e Larissa, reforça:
A Imperatriz veio para ganhar. Acabar com essa questão que a escola é apática. Muito pelo contrário, a Imperatriz é uma escola gigante e vai fazer um grande desfile
disse Larissa
No Carnaval 2023, Maria Mariá é quem ocupa o espaço de Rainha de Bateria da “Swing da Leopoldina”. Após a cantora IZA deixar o posto em outubro do ano passado, Maria teve a oportunidade de representar a escola do coração como Rainha de Bateria. Moradora do Complexo do Alemão e com apenas 20 anos, sempre desfilou na escola. No início era da ala mirim e, antes de se representar a bateria, fazia parte da ala das passistas.
É a realização do meu sonho estar aqui nessa posição, como Rainha de Bateria da Imperatriz
afirma Maria
Os atores Regina Casé e Matheus Nachtergeale virão representando Maria Bonita e Lampião, como rei e rainha do cangaço, mas não estiveram presentes no dia de ensaio técnico da escola.
A placa com a escrita “Respeito” sendo levada na avenida em frente a ala da Velha Guarda chamou atenção no dia do ensaio técnico. Em janeiro, a youtuber Antônia Fontenelle disse que a roupa da primeira-dama, Janja, parecia o figurino da Velha Guarda da Imperatriz. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), proibiu o acesso da influencer no Carnaval 2023.
A escola de Ramos, após ter a colocação de décimo lugar no último carnaval, espera encantar a avenida e conquistar os jurados com um enredo sobre o mais famoso dos cangaceiros da cultura popular brasileira. A Imperatriz Leopoldinense será a quarta escola a desfilar na Sapucaí no dia 20 de fevereiro, segundo dia de desfile do Grupo Especial, que também terá Portela, Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel, Beija-Flor e a campeã do carnaval 2022, Unidos do Viradouro. Com Samba-Enredo forte e no gogó de todos os componentes e do público, a Imperatriz Leopoldinense espera levar o título para casa depois de tantos anos.