Pedindo paz, a escola entra com muita garra na avenida e levanta a torcida
Por Fernanda Reis (CDJ Madu)
A Unidos da Tijuca foi a segunda escola a se apresentar na avenida, neste domingo (22), no ensaio técnico do Carnaval 2023, na Sapucaí. A escola entrou por volta de 22h entoando o enredo “É onda que vai… É onda que vem. Serei a Baía de Todos os Santos a se mirar no samba da minha terra”, do carnavalesco Jack Vasconcelos.
O solo sagrado foi tomado pelas cores amarelo-ouro e azul-pavão e a torcida marcou presença nas arquibancadas. “Tijuca faz esse meu sonho acontecer”, pedia a Torcida DNA Tijucano junto com as outras que garantiram a animação, segurando o samba na mão e no gogó.
Na voz, os intérpretes Wantuir e Wictoria Tavares, pai e filha no comando do carro de som, clamam um banho de axé para purificar nas águas de Oxalá. Carinhosamente chamada de Wic, foi oficializada como intérprete no ano passado e se destacou cantando o samba campeão da Tijuca. A agremiação trouxe o poder dos elementos fundamentados no sincretismo religioso, evidenciando a força dos orixás através dos costumes e influência da matriz africana.
O desfile deste ano vai marcar a décima sexta participação do mestre Casagrande à frente da bateria da escola do Morro do Borel, que trouxe a cantora Lexa como rainha de bateria da escola, esteve presente com muito samba no pé mostrando que o carnaval está no sangue da família. Conhecida por se entregar muito nos ensaios e dar um show de simpatia Lexa falou com a equipe da Rádio bicuda/Estácio Madu definindo sua noite como “Muito feliz”
A novidade deste ano está no casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Matheus André, antes como segundo mestre-sala, agora atua como o principal defensor do pavilhão, ao lado de Denadir Garcia, desfilando novamente como 1º Porta Bandeira. Denadir contou pra nossa equipe sobre a preparação para o dia especial que envolve alimentação leve e momentos de silencio.
É uma felicidade muito grande pra mim, o sonho de todo mestre sala é virar primeiro, e o meu está se realizando hoje, depois de sete anos de escola, e eu fico muito feliz com essa parceria – afirmou Matheus André
É uma felicidade muito grande pra mim, o sonho de todo mestre sala é virar primeiro, e o meu está se realizando hoje, depois de sete anos de escola, e eu fico muito feliz com essa parceria – contou Denadir Garcia
No carnaval de 2022, a Unidos da Tijuca ficou em nono lugar do Grupo Especial, contando a história do guaraná na tradição indígena. Este ano, a escola é a quarta escola a se apresentar na noite de 19 de fevereiro.