Ana Carolina Motta
Enredo “Fala Majeté-Sete Chaves de Exu” interpretado por Evandro Malandro aborda as características e manifestações do Oxixá Exú.
A comissão de frente coreografada por Hélio Bejani e Beth Bejani, interpreta o olhar de Estamira, catadora do lixão de Jardim Gramacho. Segundo catadora, ela usava um telefone para se comunicar com Exú. Em trecho do enredo, ela é citada: “A voz do povo, profeta das ruas, tantas Estamiras desse chão”. O objetivo é trazer manifestações culturais e figuras ligadas ao que o Orixá representa. O enredo foi intensamente cantado na avenida, a bateria com suas paradinhas emocionou o público.
Primeiro casal de mestre sala e porta-bandeira Daniel Werneck e Taciana Couto usaram fantasias repletas de brilho e penas coloridas que dialogam com divindades envolvidas no processo de criação do mundo.
O carro abre-alas é “A Grade Encruzilhada- Barca dos Exus e Assentamento” entrou louvando as encruzilhadas, os pontos de troca e de cultuação à divindade.
A rainha da Bateria, Paolla Oliveira, evoca a magia das Pombagiras, com fantasia toda em vermelho, a atriz volta ao posto mostrando todo seu talento e recebendo carinho do público.
A escola não apresentou problemas ao passar pela avenida, encantando com seus carros e alegorias trazendo elementos que correspondiam diretamente com o enredo e o homenageado principal.
Algumas celebridades como Gil do Vigor, Camilla de Lucas, Pocah e Adriana Bombom desfilaram prestigiando a escola.