A LIGA-RJ dará início a gravação dos sambas das 16 escolas da Série Ouro, no mês de outubro. Pelo terceiro ano consecutivo, a produção ficará sob o comando do músico e produtor Macaco Branco.
Os últimos álbuns produzidos pela LIGA-RJ receberam elogios do público, imprensa especializada e das próprias escolas, por isso, com o objetivo de manter o padrão de qualidade do produto, a instituição optou por manter a mesma equipe, com profissionais que possuem larga experiência na área, além de seguir com sua própria gravadora, o que oferece mais agilidade e liberdade no processo de criação. As gravações estão marcadas para começar na terceira semana de outubro e serão feitas no MC Studio RJ, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio.
Pelo terceiro ano consecutivo, Macaco Branco será o responsável pela direção geral do álbum da LIGA-RJ. Ansioso para iniciar o trabalho, o produtor explica o diferencial das gravações pensadas para as escolas da Série Ouro.
“Aqui o trabalho é feito em conjunto. Nada engessado. Dou minha opinião, mas a gente decide junto com as ideias dos mestres de bateria, dos cantores. A gente bate uma bola e, é tudo feito em consenso, claro que tudo dentro da proposta do que é o álbum. Tem sido um trabalho leve, tranquilo. Ver os mestres, os cantores, os presidentes e o público felizes com nosso trabalho, é muito gratificante. Acredito que esse tenha sido o segredo de sucesso do trabalho. É uma honra estar liderando esse projeto, só tenho a agradecer a Deus e aos Orixás por me concederem essa dádiva”, revela Macaco Branco.
O presidente da LIGA-RJ, Wallace Palhares, comemora o sucesso dos últimos álbuns e fala sobre a expectativa do projeto que será entregue este ano.
“O álbum dos sambas das escolas da Série Ouro caiu no gosto do sambista e isso me deixa extremamente feliz. É óbvio que precisamos formalizar, entregar um projeto com as obras das agremiações, mas desde o início, nunca pensamos em fazer algo pra constar. Nosso objetivo sempre foi entregar algo que as pessoas tivessem o prazer de ouvir em casa, no carro, no transporte, no churrasco. Recebemos muitos elogios de sambistas e profissionais da música, e isso não tem preço. Nosso objetivo foi alcançado. Para 2024 vocês podem esperar a mesma qualidade”, adianta o presidente.
A equipe de trabalho será composta por cinco arranjadores: Kayo Calado, Victor Alves, Andy Lee, Victor Nascimento e Hugo Bruno. Completando o time, Maurício Fonseca, como técnico de gravação, mixagem e masterização.
Sobre Macaco Branco
Macaco Branco atua há 17 anos na equipe da cantora Mart’nália. Junto com a artista já ganhou dois Grammys Latino pelos álbuns “+ Misturado” (2017) e “Mart’nália Canta Vinicius de Moraes” (2019). É também mestre de bateria da Unidos de Vila Isabel desde 2019. Na agremiação do bairro de Noel iniciou como diretor musical de 2017 para 2018, chegando ao posto de mestre no carnaval seguinte. Naquele ano ganhou o Estandarte de Ouro como Revelação e, em 2020, conquistou o Estandarte de Ouro de Melhor Bateria. O artista acumula ainda passagens pela Acadêmicos do Sossego como diretor musical em 2017 e 2018.
Foto: Wallace Palhares (Presidente da LIGA-RJ) e Macaco Branco (diretor geral do álbum da LIGA-RJ) / Divulgação