“O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”, idealizada pelo fotógrafo italiano Riccardo Giovanni, e produzida pela I LOVE RIO, está em cartaz na Biblioteca Parque Estadual , no centro do Rio , até o dia 28 de fevereiro, das 10h às 17h. O evento conta com apoio da agência cultural Pronto RJ e Assessoria de Imprensa de Enildo Viola.A exposição conta com 50 painéis de grande porte, no qual o artista apresenta técnicas monocromáticas com as cores das escolas de samba, realçando os detalhes que “ninguém vê”.
Desenvolvido ao longo de 8 anos, a obra visa exibir momentos dos desfiles sob uma visão detalhada, intimista e às vezes, surreal. O objetivo será também o reposicionamento da imagem dos desfiles do Carnaval como objeto de arte de alto nível estético.
Além de personagens anônimos, o visitante poderá conferir imagens de artistas como, por exemplo, Claudia Raia e Paola Oliveira.
SOBRE O FOTÓGRAFO
Formado em Economia e Engenharia, mas com muitos anos de experiência fotográfica, Riccardo Giovanni é o arquiteto do I LOVE RIO, uma obra dedicada à vida e à cultura do Rio de Janeiro, cidade e estado. Em 2016 o I LOVE RIO foi inaugurado no Cristo Redentor e incluído na “Tabela de Medalhas” da revista Rio Economia.
Em 2017 publicou “Think Rio” um livro em inglês de 400 páginas sobre a cultura carioca e fluminense.
Em 2018, foi agraciado com a Medalha Tiradentes pelo trabalho executado no I LOVE RIO.
Em 2019 recebeu o Prêmio Plumas e Paetês Cultural, na categoria especial “Inovação em Carnaval”.
Atualmente, Riccardo faz parte do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Com início em 2023 e prevista para aparecer internacionalmente, a exposição “O Carnaval que Ninguém Vê” insere-se em um contexto mais amplo de trabalho que visa divulgar globalmente a beleza e a riqueza da cultura carioca.
SERVIÇO
Quando: de 2 Fevereiro até o dia 28 de Fevereiro
Horário: Exposição: 10h às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Avenida Presidente Vargas , 1261, Centro , Rio de Janeiro.
Classificação: Livre
Assessoria de Imprensa: Enildo Viola
A Rádio Bicuda FM é Carnaval mas também é cultura. A necessidade premente de difundir a cultura inovadora e revolucionária, valorizando cada detalhe trazido pelo artista faz parte do pensamento crítico da nossa equipe. Tratamos de divulgar a importância da valorização do humano pelo humano. Faz parte do trabalho de toda Rádio comunitária fomentar práticas de integração coletiva dentro das comunidades além de propiciar diversão e utilidade pública. Rádio Bicuda FM é a rádio do seu estilo!!!