O ritual para emanar energias positivas para o carnaval de 2023 contou com a presença do Prefeito do Rio, Eduardo Paes i

Neste sábado (11) Baianas e componentes de todas as escolas se uniram para realizar a tradicional lavagem do sambódromo da Marquês de Sapucaí afim de emanar boas energias para o carnaval. Na ocasião também foi realizada a testagem de luz e som assim como os ensaios técnicos das escolas Vila Isabel e Viradouro.
A Rioluz promoveu, mais uma vez, a modernização da iluminação da Sapucaí, aumentando para 490 novos projetores e luminárias em LED. Ao longo de toda a Passarela do Samba, os carnavalescos poderão contar também com luzes coloridas de RGBW, uma tecnologia que estreou na folia do ano passado e, agora, traz uma novidade: as luzes cênicas serão acesas no ritmo da bateria das escolas, deixando ainda mais animado o maior show da terra.
A lavagem teve início por volta das 19h30min, e a chuva não espantou os foliões que assistiam com emoção das arquibancadas protegidos com capas de chuvas que foram comercializadas dentro e fora da avenida. É importante ressaltar que a tradicional Lavagem do Sambódromo da Marquês de Sapucaí é antes de tudo, uma homenagem ao carnaval brasileiro. No ano de 2010 o ritual de purificação se iniciou, como um ato de resistência cultural, graças a iniciativa da Ekedi Maria Moura articulada com o diretor cultural da LIESA, Elmo José.



Em meio a chuva que não dava trégua e vestidas de branco, a ala das baianas atravessaram a avenida com espadas de São Jorge e sorriso no rosto. O Prefeito do Rio, Eduardo Paes esteve presente no evento , assim como o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Perlingeiro que realizou a abertura da lavagem enfatizando o quanto o ato é “tradicionalíssimo” e fundamental.
O cantor e compositor Dudu Nobre também esteve presente liderando o evento ao lado dos ritmistas das agremiações, que formaram uma bateria para entoar os sambas-enredo clássicos interpretados pelo cantor.


Em entrevista concedida Eduardo Paes falou da expectativa para o carnaval:
Falta menos de uma semana para o Carnaval da Sapucaí, que é de todo o estado do Rio de Janeiro, tem escola de Nilópolis, lá do outro lado da Baía de Guanabara, gente de Caxias, de Belford Roxo. Os últimos anos foram de muito desrespeito ao Carnaval, primeiro por parte da própria Prefeitura e, depois, do governo federal. É muito bom saber que temos de novo o governo federal apoiando a festa. Viva o Carnaval carioca, que para todos nós começa no dia de hoje – disse o prefeito Eduardo Paes.

Casais de mestre-sala e porta-bandeira com os pavilhões das escolas também abrilhantaram a avenida e mostraram que a chuva não simboliza impedimento diante da importância de fazer um bom carnaval para o povo que esperava com ansiedade esse momento.

O hino do padroeiro da cidade, São Sebastião também foi cantado durante a abertura, o santo teve sua imagem levada em cima de um carro decorado com muitas flores.



No domingo (12), a partir das 20h30, Beija-Flor de Nilópolis e Acadêmicos do Grande Rio encerram a temporada de ensaios técnicos. Na ocasião também serão realizados os testes de iluminação (com equipamentos recém-entregues pela Prefeitura do Rio) e a sonorização da passarela.
- Zé Paulo Sierra é o novo intérprete da União de Maricá para o Carnaval 2026 Ele chega à escola maricaense após passagem pela Mocidade e títulos com a Viradouro
- Ailton Graça e Fabrício Boliveira prestigiam desfiles das campeãs no Camarote Camisa 10
- O que já foi destaque no grupo especial e o que esperar do último dia?
- Com emoção e bons desfiles, segunda noite da Série Ouro define favoritos ao Grupo Especial
- Vigário e Niterói surpreendem em noite de desfile mágico do Império na Série Ouro