Por Letícia Gomes
No domingo, (29/01), a Mangueira foi a última escola de samba a fechar mais um final de semana de ensaios técnicos pelo grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro.
Apesar das chuvas e pontos de alagamentos por toda a cidade, os foliões e componentes não desanimaram e compareceram em grande escala para apoiar a verde e rosa.
Daiana Barbosa está em todos os ensaios e ama a Mangueira desde criança. E ela faz questão de passar o seu legado para os filhos. “A emoção é muito grande, quando a escola passa eu penso na Mangueira, penso em dias melhores! Penso na luta e no seguir em frente”, diz.
A Estação Primeira de Mangueira traz para avenida o enredo “As Áfricas que a Bahia canta”, que promete apresentar a musicalidade baiana por meio dos cortejos afros. O objetivo é mostrar a força dessa terra, desse povo, a força do nordeste.
A nação mangueirense explode no setor 1 com show do esquenta da bateria com direito e paradinha e arquibancada lotada clamando pela a verde e rosa. A Sapucaí cantou com a Mangueira, fazendo um ensaio magnífico e muito aplaudido pelo público.
A comissão de frente, composta em grande parte por mulheres negras, trouxe bastante representatividade: todas de amarelo e mostrando a conexão de Oyá com Oxum.
O carnavalesco Gui Estevão e Annik Salmon prometeram que o enredo é forte e os foliões ficarão deslumbrados com a performance da Mangueira. Eles garantem a busca do título do carnaval 2023, ainda falando também da grandiosidade que este momento representa em suas carreiras.
Nascida e criada no morro da Mangueira e defendendo seu pavilhão, Evelyn Bastos, rainha de bateria da agremiação, esbanja elegância e samba no pé na Sapucaí. Ela fica à frente da bateria representando Oyá Topé e mostrando toda a sua ancestralidade para o ensaio. Como o próprio samba da agremiação diz, “Toda preta é rainha”.
A mangueira finalizou o final de semana de ensaios técnicos pelo grupo especial com muito samba no pé e exalando muito axé pela Sapucaí. A escola provou mais uma vez que “Atrás da verde e rosa, só não vai quem já morreu”.
Nos próximos finais de semana passarão pela Sapucaí:
- 5/2
20:30 Salgueiro
22:00 Portela
- 11/2
20:30 Vila Isabel
22:00 Viradouro
- 12/2
20:30 Beija flor
22:00 Grande Rio
Meios de transporte
Devido aos ensaios técnicos, para facilitar a volta para casa, o metrô funcionará até 00h.
O policiamento na região também foi redobrado pensando no bem-estar de todos.
Ameiii!!!