Neste sábado (21), quatro escolas da Série Ouro ensaiam a partir das 19h30. No domingo (22), Imperatriz e Unidos da Tijuca, do Grupo Especial, fazem seus ensaio
Neste sábado (21) a Marquês de Sapucaí recebe 4 escolas que realizarão técnicos para o carnaval 2023. Última escola a desfilar, a União da Ilha entrou na avenida por volta das xxxx trazendo o enredo “O Encontro das Águias no Templo de Momo” do Carnavalesco Cahe Rodrigues e Sinopse de Cláudio Vieira que reúne duas Águias que se reencontram para renovar os compromissos com a Bandeira do Samba e a alegria do Carnaval. Uma delas, fará um voo pioneiro. É uma Águia centenária, que domina experiências acumuladas ao longo de uma vida. Vem visitar a sua afilhada e, juntas, cumprirão uma jornada inesquecível: alçarão um voo mágico para resgatar a alegria. A alegria de brincar o Carnaval!
Das arquibancadas o público aguardava com ansiedade a chegada da escola na avenida. Vale lembrar que neste sábado a escola entrou com atraso devido ao horário de início da primeira escola: A Arranco De Engenho de Dentro que entrou na avenida com mais de uma hora de atraso.
Neste sexta-feira (20), O carnavalesco Cahê Rodrigues, que está completando 30 anos de carreira, recebeu uma placa pelos serviços prestados à cultura. No ‘Botequim do Mister’ da Rádio Tupi ele falou do início da carreira como ajudante de Joãosinho Trinta na Beija-Flor, em 1989; dos momentos de sucesso e também dos desafios mais dolorosos, como o incêndio da Cidade do Samba, em 2010, quando teve que refazer as fantasias das alegorias da Grande Rio, no qual o barracão da escola foi o mais atingido.
O carnavalesco prometeu emocionar a Marquês de Sapucaí este ano com o “Encontro das Águias no Templo de Momo”.
“É um enredo forte, que tem a cara e a alegria da Ilha. As cores da escola, o vermelho, o branco e o azul estarão presentes na avenida. Vamos exaltar a história da escola, de seus sambistas, de seus baluartes e dentro desse espírito fazer uma homenagem à sua madrinha centenária, a Portela”.
Além da União da Ilha, Cahê Rodrigues assina o Carnaval do Leão de Nova Iguaçu, que desfila pela Série Prata. A agremiação da Baixada Fluminense homenageia o maior domador de feras do mundo, um dos nomes mais importantes da história do circo, Orlando Orfei.
No ensaio técnico deste sábado quem chamou a atenção dos holofotes foi a Rainha de Bateria Juliana Souza com seu corpo escultural e samba no pé. Esbanjando simpatia, a morena que é nascida e criada na Ilha e que se mantém por mais um ano na escola, concedeu uma entrevista para Rádio Bicuda FM e exibiu curvas perfeitas resultado de idas diárias à academia, alimentação saudável e tratamentos estéticos.
Neste ano a União da Ilha se reinventou e trouxe seu novo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Thiaguinho Mendonça e Amanda Poblete. Os dois darão expediente duplo na Sapucaí em 2023, pois além da Ilha, eles formarão o segundo casal da Unidos da Viradouro, no Grupo Especial.
Novos responsáveis pelo pavilhão insulano, eles já haviam atuado juntos entre 2014 e 2016, na Renascer de Jacarepaguá. Desde 2017, Thiaguinho defendia o pavilhão da Imperatriz Leopoldinense, ao lado de Rafaela Theodoro. Já Amanda é segunda porta-bandeira da Viradouro, desde o Carnaval de 2019. Ela já teve passagem também como primeira porta-bandeira da Vila Isabel, em 2017, e da São Clemente, em 2018.
Para ocupar o lugar de Ito Melodia, que foi para o Império Serrano, a diretoria acertou com um cantor que estava justamente no Império Serrano: Igor Vianna. O novo intérprete da união da Ilha é filho do saudoso intérprete Ney Vianna, além de ser um dos cantores mais procurados em concursos de samba-enredo. Contabiliza em sua carreira premiações e passagens pela Unidos de Padre Miguel, Acadêmicos do Salgueiro, Unidos de Bangu, Acadêmicos do Cubango e Alegria da Zona Sul. Em São Paulo, além do Camisa atuou pela Pérola Negra e Acadêmicos do Tucuruvi. Para a temporada 2023, o sambista afirmou que sua jornada será quádrupla.
Já como Coreógrafo da Comissão de Frente neste a União da Ilha traz Márcio Moura como responsável, depois da Priscilla Mota e Rodrigo Negri se despedirem da escola. Márcio foi coreógrafo da Ilha no ano de 2018. Na ocasião, o quesito recebeu três notas 9,9 e uma 9,8. No último ano, o profissional foi responsável pela abertura do desfile da Unidos de Vila Isabel e garantiu três notas máximas, além de dois 9,9.
Quem também esteve na avenida e deu o ar da graça foi a atriz r Drag Queen Suzy Brasil. Ela aproveitou para conceder uma entrevista exclusiva pra Rádio Bicuda FM.
No Carnaval 2023, a União da Ilha do Governador será a sexta escola a desfilar no sábado, na Sapucaí, pela Série Ouro. Em 2022 agremiação conquistou a terceira posição da Série Ouro com o enredo “O vendedor de orações”, desenvolvido por Cahê Rodrigues em parceria com Severo Luzardo (in memorian). Rebaixada em 2020, a União da Ilha trabalha para retornar ao Grupo Especial, do qual pertencia desde 2009.
Vale lembrar que no domingo, a partir das 20h30, ensaiam Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca. No dia 11 de fevereiro, haverá teste de luz e som no dia 11 e lavagem da pista, às 18h30. Às 20h30, ensaia a Unidos de Vila Isabel e, às 22h, a Unidos do Viradouro. No dia seguinte, novo teste de luz e som e ensaios técnicos da Beija-Flor de Nilópolis, às 20h30, e da Acadêmicos do Grande Rio, às 22h.
Para atender ao público e integrantes das escolas o MetrôRio preparou um esquema de operação nas estações Central e Praça Onze, em que, nos domingos de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí, em que o horário será estendido até a meia-noite.
Nos sábados de ensaios no Sambódromo, o funcionamento do sistema será mantido, das 5h à meia-noite. De acordo com a concessionária, o objetivo é oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes. As outras estações do sistema metroviário encerram os embarques às 23h, como ocorre aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque. A CCR Barcas informou que “não haverá mudança na operação” do serviço para os dias de ensaio técnico.
OUÇA O SAMBA ENREDO DA UNIÃO DA ILHA PARA O CARNAVAL 2023
- TRIBUTO AO REINALDO NO FERIADO DO DIA DA CONSCIENCIA NEGRA COM FEIJOADA NO RENASCENÇA CLUBE
- Wenny marca presença no Grammy Latino a convite da Sony Music Internacional com look de 75 mil cristais Boreais: “Um dia estarei aqui levando o prêmio para o Brasil”
- *Unidos de Padre Miguel celebra aniversário com grande festa e participação das escolas do Grupo Especial*
- O GRES ACADÊMICOS DO DENDÊ CONVIDA PARA A GRANDE FINAL DE SAMBA 2025
- Liga RJ confirma participação na Cúpula Social do G20 promovendo a representatividade do samba no cenário globalEntidade vai conduzir mesa com o tema ‘Sustentabilidade e Carnaval: combinação que dá samba e é nota 10!’