Escola que trouxe para avenida enredo que propunha uma reflexão crítica sobre os 150 anos da promulgação da Lei do Ventre Livre, comemorou sua vitória em grande estilo reunindo nomes importantes do samba
Da Redação: Gabriela Silva e Ana Carolina
Campeã da Série Prata do carnaval 2022, neste domingo (15) a escola de samba União de Jacarepaguá organizou uma feijoada nomeada “Feijoada da vitória” para comemorar em grande estilo, a alegria de quem no próximo ano desfilará no Sambódromo da Marquês de Sapucaí pela Série Ouro.
O evento que aconteceu na quadra da escola, localizada na Estrada Intendente Magalhães, 455 em em Campinho, Zona Norte do Rio, teve início às 14h e contou com a presença não só de componentes da agremiação, mas como também de nomes importantes de outras escolas de samba, como Portela, Beija-flor de Nilópolis, Vila Isabel, Estácio, Porto da Pedra e outras. Na ocasião, personalidades importantes do meio político como o Deputado Federal Alessandro Molon, e o Deputado Estadual Eurico Júnior, marcaram presença. Prestigiando a escola, estiveram presentes também , Wallace Palhares, Presidente da Liga-RJ e Bruno Teté, Diretor Social da Liga RJ.
A feijoada que foi servida das 14h às 17h, aconteceu de forma gratuita para o público e contou com uma belíssima apresentação realizada pelo Grupo Sombakana.
Vale lembrar que como quinta escola a desfilar na segunda noite de desfiles da Série Prata, a União de Jacarepaguá neste ano apresentou o enredo “De ventres Africanos, os sonhos de liberdade!”, desenvolvido pelo carnavalesco Lucas Lopes, que propunha uma reflexão crítica sobre os 150 anos da promulgação da Lei do Ventre Livre. Com destaque para seu bom conjunto estético, a escola mostrou força na Intendente Magalhães.
Em entrevista concedida à Rádio Bicuda FM, Reinaldo Bandeira Presidente da escola enfatizou que a vitória não foi apenas da escola, mas sim de toda a comunidade.
A vitória não foi apenas da escola, mas da comunidade também. Que é uma comunidade que apoiou. A imprensa acompanhou o belo trabalho que foi feito e o resultado está aí: Que foi a maravilha de ganhar esse título. Agora vamos para a Sapucaí mais uma vez.
Reinaldo Bandeira Presidente da escola
Estou muito feliz de estarmos comemorando com essa deliciosa feijoada para mais de mil pessoas, e esperamos que no próximo ano a gente venha arrebentando na Marquês de Sapucaí com vocês lá cobrindo. Obrigada vocês da Rádio Bicuda!
Uma das responsáveis pela composição do samba enredo de sucesso desse ano “De ventres Africanos, os sonhos de liberdade!”, já foi vencedora de mais de 13 sambas enredo. Dona Ivanisia Maria Ferreira Lima, tem uma história longa de 18 anos na escola União de Jacarepaguá e se tornou a Presidente de Honra da ala dos Compositores hoje sendo compositora benemérita.
Além de dedicar sua vida ao samba, a compositora passou o dever para próxima geração. Em entrevista, ela fala sobre seu neto, Vinicius que por inspiração da avó se tornou compositor e já contribuiu para sambas na Escola de samba Vila Isabel, na qual Ivanisia também tem muito carinho e história. Vinicius além de compositor é historiador e foi pesquisador e compositor do enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves De Exu” da Acadêmicos do Grande Rio, escola campeã do Carnaval desse ano.
“Eu levei o Vinicius para dentro do mundo do Samba […] para dentro da Vila Isabel com 4 anos de idade”
Sra Ivanisia Maria Ferreira Lima
A ala de Compositores da União de Jacarepaguá ganhou o novo integrante: Sidney Sã convidado pela presidente da ala. O compositor falou em entrevista como é entrar para a escola.
“A vontade de vir para cá (União de Jacarepaguá) já vem de algum tempo, né? Inclusive em outras oportunidades, a convite dela também (Dona Ivanisia), eu já desfilei na ala dos Compositores. […] E agora efetivamente estou entrando na ala e será uma honra para mim.
A Presidente da Ala das baianas, Nanci Mendes juntamente ao coordenador da ala, Lan Lameiras, teve um momento de discurso para agradecer o trabalho e dedicação das baianas, reforçando a importância desse grupo para escola. Ela se emocionou ao relembrar o esforço empenhado para que aquele número de baianas, quarenta, desfilasse nesse Carnaval. O Presidente da Escola, Reinaldo Bandeira participou do discurso agradecendo às baianas e reconhecendo todo o trabalho da ala.
Vale lembrar que a escola foi a campeã do desfile desse ano que aconteceu no sábado (30) na Avenida Intendente Magalhães com 269,8 pontos. Além da escola de Jacarepaguá, o Arranco do Engenho de Dentro subiu para a Série Ouro, com 268.6.
- TRIBUTO AO REINALDO NO FERIADO DO DIA DA CONSCIENCIA NEGRA COM FEIJOADA NO RENASCENÇA CLUBE
- Wenny marca presença no Grammy Latino a convite da Sony Music Internacional com look de 75 mil cristais Boreais: “Um dia estarei aqui levando o prêmio para o Brasil”
- *Unidos de Padre Miguel celebra aniversário com grande festa e participação das escolas do Grupo Especial*
- O GRES ACADÊMICOS DO DENDÊ CONVIDA PARA A GRANDE FINAL DE SAMBA 2025
- Liga RJ confirma participação na Cúpula Social do G20 promovendo a representatividade do samba no cenário globalEntidade vai conduzir mesa com o tema ‘Sustentabilidade e Carnaval: combinação que dá samba e é nota 10!’