Espetáculo conhecido como ‘Carnaval do povo’ marca retorno das escolas na avenida após a pandemia da Covid-19
A espera acabou! Após dois anos sem poder se divertir no Carnaval devido a crise sanitária trazida pela pandemia do coronavírus, o brasileiro finalmente poderá extravasar. O amor e a vontade de entregar um lindo espetáculo para o famoso ‘Carnaval do povo’ fez com que as escolas filiadas na Intendente Magalhães superassem os desafios que surgiram ao longo destes dois anos de pandemia causada pela covid-19. Nessa quinta-feira, o público chegou com antecedência para o desfile, deixando claro que estavam sedentos pela folia. Os desfiles dos blocos na Intendente Magalhães contaram com a nova iluminação e toda a estrutura da Prefeitura do Rio, como garis da Comlurb e equipes da Saúde e da Guarda Municipal. Após cada desfile, garis da Comlurb, realizavam a limpeza da avenida No local, comerciantes aproveitaram para fazer uma renda extra. Nas barraquinhas, o cardápio era variado, com churrasquinho, salgados, batata frita, frango empanado, churros, cachorro-quente, carne de sol com aipim e milho cozido. Na dispersão pessoas que apreciaram o carnaval ao lado da criançada, puderam contar com pula-pula e brincadeiras para os pequenos que corriam para todo o lado. O ambiente familiar aproximou familiares, amigos e casais que aproveitaram para beber e comer no local. Os tradicionais bate-bolas também marcaram presença na folia e vários grupos chamaram atenção pela lindíssima roupa
Nesta semana, abrem as celebrações no bairro de Campinho as agremiações do Grupo de Avaliação, na quinta-feira, dia 21 de abril. Depois, é a vez da Série Bronze, na sexta-feira (22). Os desfiles marcam a volta do Carnaval após o período de pandemia e o cancelamento da festa em 2021. Com entrada franca, o público presente curtirá duas noites de apresentações. De última hora, as escolas Colibiri, Acadêmicos da Pedra Branca, União Rio Minas e Balanço de Irajá anunciaram o cancelamento do seu desfile. Sobre o episódio, em comunicado divulgado no Instagram oficial da escola de samba Acadêmicos da Pedra Branca , a presidência citou a “irresponsabilidade e falta de respeito” de um dos patronos da agremiação, o que teria prejudicado as preparações finais do pavilhão.
Vale ressaltar que quem for assistir ao evento deverá apresentar o cartão de vacinação contra a Covid-19 para acessar as arquibancadas populares. Devido ao cancelamento das 4 escolas, no Grupo de Avaliação, 17 escolas lutarão por vagas para o acesso à Série Bronze em 2023. Já no Bronze, 12 agremiações disputam 6 vagas na Série Prata no próximo ano. Os desfiles da Série Prata acontecem nos dias 29 e 30 de abril.
Confira abaixo um pouco sobre as escolas que realizaram desfile hoje:
Império de Brás de Pina
Com o enredo “Entre Fadas e Bruxas” trazendo uma visão infantil entre o sonho e o pesadelo, a escola que trouxe esse ano seu novo primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Paulinho e Laís Menezes, foi a primeira a entrar na Intendente contagiando os foliões e trazendo a magia do carnaval. O enredo é uma proposta lúdica que traz à tona paixões adormecidas dos espectadores, das histórias ouvidas e vividas no tempo de criança, revivendo o que o passado os proporcionou. As histórias infanto juvenis são um grande enriquecimento cultural, é um mundo cheio de sonhos, imaginação, alegrias, medos e até mesmo lágrimas, sejam elas de alegria ou de emoção. Não é a primeira vez que Paulinho e Laís dançam juntos, pois o casal já teve passagem por algumas agremiações como Independentes de Olaria, Unidos de Manguinhos e Engenho da Rainha.
“É uma honra fazer parte desta diretoria, estou grato pela oportunidade. Estou aqui para agregar e rumo aos 40 pontos!”
Paulinho, Mestre-sala.
“Estou muito agradecida, é uma honra defender esse pavilhão, cheguei para somar e buscar os 40 pontos!”
Laís Menezes Porta-bandeira
Com este enredo a Princesinha da Leopoldina veio mostrar esse mundo mágico onde os sonhos são vividos intensamente, onde a chapeuzinho vermelho e o lobo mal podem ser amigos e que os doces podem vir através de travessuras.
“Estou muito feliz com a nossa escolha do enredo, os enredos infantis são sempre mágicos, cheios de imaginação, sonhos e alegrias. Sei que faremos um bom trabalho no nosso desfile e que este enredo vai encantar muita gente no dia”, disse o presidente Well Aquino. Pela avenida, a escola desfilou simpatia para os jurados e público, além de muito charme e samba no pé. O público ficou animado para assistir os próximos desfiles, pois a escola abriu a noite de ensaios com chave de ouro.
Bangay
G. R. E. S. Bangay é uma escola de samba da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro que estreou no carnaval carioca em 2022. Fundada como bloco em 24/09/2016, a escola surgiu da ideia de criar uma agremiação carnavalesca que homenageasse a comunidade LGBTQI+ e por isso ostenta o pavilhão da agremiação que traz as cores do arco-íris.
Nesta ano a escola Coroa Imperial terá como enredo Umbanda – Raízes fortes da espiritualidade brasileira. Com este enredo a escola tem o intuito de homenagear a religião afro-brasileira presente em nosso país, com isso exaltar a Umbanda em si. A Umbanda chegou em nosso plano para falar e auxiliar aos humildes e aos necessitados através dos espíritos dos negros e índios, a fim de que cumpra suas missões confiadas do plano espiritual. E ao longo dos seus 113 anos de existência, passou por inúmeros processos de transformação. Do “simples” incorporar de um espírito para curar um enfermo até toda a carga literária, teológica, sincretista e espiritual que existe na atualidade. Através do médium Rubens Saraceni, aparelho utilizado para trazer inúmeras literaturas, as entidades presentearam a Umbanda com uma vasta teologia, resgatando o orgulho do filho de fé em ser Umbandista e fazendo de Saraceni um dos principais catalisadores no processo de popularização da Umbanda no Brasil. Cantando, sambando, louvando, saudando e levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá, A G.R.E.S. Coroa Imperial apresenta em uma grande gira aquilo que refletiu a luz divina com todo seu esplendor: Umbanda – Raízes fortes da espiritualidade brasileira! Vale lembrar que a umbanda é uma religião eminentemente brasileira, sendo assim, não existe em lugar nenhum. Cada ala vem representando uma Falange da Umbanda
Vestidas de vermelho e branco a ala das baianas demonstraram garra em uma belíssima atuação. Uma das musas da escola, atravessou a avenida oferecendo doces para o público e segurando um pirulito grande e colorido. O público foi à loucura!
Alegria do Vilar
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Alegria do Vilar é uma escola de samba de Vilar dos Teles, São João de Meriti, que desfila no Carnaval do Rio de Janeiro. Neste ano, a escola Alegria do Vilar, traz para avenida o enredo: “A Esperança… de que dias melhores virão”, desenvolvido pelo carnavalesco Miro Freitas. A tricolor da Baixada Fluminense será a 4ª a desfilar no Grupo de Avaliação da Superliga na Estrada Intendente Magalhães, Campinho, Rio de Janeiro. Com o enredo, Júnior Reis, diretor de carnaval da agremiação, promete brigar na ponta de cima do Grupo de Avaliação e fazer um dos maiores carnavais da história da escola.
“Temos um samba valente, uma excelente bateria, um conjunto de fantasias de fácil leitura e um enredo que habita dentro de todos nós, que é a esperança. Ando trabalhando todos os segmentos desde agosto de 2021, quando cheguei à agremiação, e hoje posso dizer que estamos todos bem treinados, ensaiados e prontos pra deixarmos o sangue no chão da Intendente Magalhães, podem aguardar”, disse Júnior Reis, diretor de carnaval da agremiação
A ala da escola que estava vestida de palhaço em cores azul e vermelho e trazia alguns componentes vestidos de formandos universitários, arrancou palmas do público ao desfilar seu enredo na avenida. Sintonizados no mesmo ritmo, a bateria mostrou que de fato, ensaiaram muito nos bastidores. No final da apresentação, o salto de uma das musas da escola quebrou, mas a beldade aproveitou a ocasião para ir para a pista descalça e mostrando que o samba no pé está em dia.
Flamanguaça
Adiado por conta da pandemia da covid-19, o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro ocorre nesta semana. Na Marquês de Sapucaí desfilam as agremiações do Grupo Especial e Série Ouro, mas é na estrada Intendente Magalhães que se apresentam as escolas ligadas aos clubes de futebol do Estado. Ao todo, são seis agremiações relacionadas aos quatro grandes do Rio, sendo três do Flamengo, uma do Fluminense, uma do Botafogo e uma do Vasco da Gama. Ao contrário de São Paulo, que tem escolas de samba ligadas ao futebol há vários anos, as agremiações do Rio ligadas aos clubes são novas. A Fla Manguaça, por exemplo, estreou este ano no Carnaval, no Grupo de Avaliação.
A torcida organizada ligada ao Flamengo desfilou hoje com o enredo ‘Sou Resistência! Sou da Pele Preta! Sou Voz da Favela que não se Cala! Muito prazer, sou Fla Manguaça!‘. A apresentação desenvolvida pelo carnavalesco Amarildo de Mello, rendeu aplausos. Com 60% do público local vestido com a camisa do time rubro-negro, a escola, entrou na avenida com aplausos , gritos e choro de emoção, da torcida. Muitas pessoas quiseram pular das arquibancadas durante a apresentação. Com a fantasia de preto e glitter a rainha de bateria chamou atenção pela beleza e simpatia e a bateria não ficou atrás pois trouxe um ritmo forte e apaixonado .
Mocidade Unida da Cidade de Deus
Oriunda de uma comunidade recém-formada em Jacarepaguá, quando favelados da Zona Sul e outras áreas foram deslocados para a Cidade de Deus, a nova escola de samba logo ganhou o nome da localidade (Acadêmicos da Cidade de Deus), filiou-se à Associação das Escolas de Samba e começou a desfilar, obviamente, no Grupo 3. Dessa vez, a escola ousou ao trazer um tema quente para a avenida: O sol! O sol é inspirador, para músicas, livros, filmes. Neste ano, ele inspirou diversos setores da sociedade e também inspiração para nosso carnaval. Com muita luz o GRES Mocidade unida da Cidade de Deus realizou um desfile campeão, tão brilhante e forte quanto o nosso astro incandescente, o sol. O enredo tem uma forte justificativa: Da criação divina segundo as escritas sagradas da Bíblia, Deus é o grande criador do Universo e de tudo que nele existe, é o Deus supremo, a divindade que pôs fim as trevas e separou o dia da noite. A escola mais tradicional da noite, entrou na avenida com fantasias glamourosas. A ala masculina intercalou nas cores dourado e preto, enquanto que a ala feminina, vestia verde limão e azul. Com muito charme, as senhoras vestiam roupa elegante, e utilizavam leques azuis. O carro alegórico iluminado, rendeu olhares de admiração da plateia. A escola trouxe crianças sambando, esbanjando a magia infantil em forma de exuberância. A bateria forte impactou o coração dos cariocas que com sorriso no rosto, olhava com admiração para os integrantes da escola. Ao término do desfile, eles passearam com bandeira em homenagem a saudosa dona Glorinha personagem importante na história do carnaval. Falecida em maio de 2021, Glorinha lutava contra o quadro mais grave da covid-19 e foi intubada no Hospital UPA e depois transferida para a cidade pernambucana.
Camisa 10
Neste ano, a G.R.C.E.S. Camisa 10, que foi a 7ª escola a desfilar na noite, trouxe para o carnaval carioca uma belíssima homenagem ao o músico, cantor, compositor e produtor musical Michael Sullivan.
O enredo de autoria do Carnavalesco Amauri Santos, digno de Escola Campeã, terá como título: “Michael Sullivan, My Life. Uma História de Sucesso em retratos e canções”. Contando sua trajetória de 45 anos de carreira desde My Life, sua primeira composição que o levou para o mundo inteiro, em inglês, nascendo uma estrela chamada Michael Sullivan. Nascido em Recife, Pernambuco, é um artista consagrado e suas composições ultrapassam as 2000, que estão na boca do povo. O nome Camisa 10 é uma homenagem ao Zico, já que um dos fundadores da agremiação, Max Kindler, é flamenguista e fã do Galinho de Quintino, mas a escola não tem nenhum vínculo com o Flamengo.
Unidos da Barra da Tijuca
Mais que uma escola de samba. Um projeto de vida com responsabilidade social e ambiental. Unidos da Barra da Tijuca é a única Escola de Samba que representa a grande Barra da Tijuca na Zona Oeste do Rio de Janeiro e adjacências. O enredo da escola para a disputa do Carnaval 2022 é “A Arte de Sorrir Cada Vez que o Mundo diz Não”, tendo como carnavalesco, Marco Aranha e diretor de Carnaval, Marcyo de Oliveira. A escola apresentou seu segmentos: comissão de frente, bateria Innsana, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, baianas, harmonia, além de outras atrações.
Unidos de Cosmos
O G. R. E. S. Unidos de Cosmos é uma entidade carnavalesca da Zona Oeste Carioca, do distante bairro de Cosmos. A Unidos de Cosmos é a mais antiga escola de samba da Zona Oeste Carioca em atividade, tendo sido fundada em 01/01/1948 com as cores verde e branca. Ela surgiu do Bloco Carnavalesco União de Cosmos que tinha as Cores azul e branca, de 1946. Neste ano, a verde e branco trouxe para a Avenida a composição assinada por Lúcio Naval, André Diniz, Evandro Bocão, Nito de Souza, Ricardo Simpatia, Zé Glória, Beto BR, Tony Negão e Heron Salvini. O enredo “Pedro Paulo nos braços do povo” em homenagem ao político Pedro Paulo foi desenvolvido pelo carnavalesco Rafael Ladeira desenvolverá o tema.
Império da Zona Norte
O G. R. E. S. C. Império da Zona Norte é uma escola de samba da Zona Norte da cidade do Rio de janeiro que irá estrear no carnaval carioca em 2022. O Império da Zona Norte foi fundado no dia 21 de agosto de 2020, nas cores azul, vermelho e branco e seus símbolos são a coroa e dois leões. Neste ano, com o Enredo: “NEGRITUDE – HERANÇAS DO SOLO AFRICANO” a escola, enfatizou a cultura africana e a herança cultural deixada por nossos ancestrais, que fundamenta e enriquece a experiência humana no planeta e que deixou extrema no nosso país.
Coroado de Jacarepaguá
O G. R. E. S. Coroado de Jacarepaguá é uma escola de samba da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Dentre seus fundadores estão Deda e Tia Dininha. A agremiação tem como enredo “No cortejo da folia sou coroado na avenida” desenvolvido pelo carnavalesco Guto Carrilho. “Ao grande público, sambistas, senhoras e senhores, todos estão convidados para cerimônia de Vossa Majestade, o Coroado de Jacarepaguá!“
Concentra Imperial
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Concentra Imperial foi fundado no dia 06 de outubro de 2019, nas cores Vermelho, Branco e Dourado. A escola é do bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e seus símbolos são a Coroa e a Cruz Imperial. O Concentra Imperial considera-se o mais novo quilombo urbano da Zona Oeste do Rio de Janeiro, que além dos referenciais tradicionais carnavalescos, cultiva a diversidade em todos os segmentos da escola. Neste ano, com o Enredo: “PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É… CONCENTRA”, a escola apimentou a Intendente Magalhães e apimentou a avenida.
Unidos do Cabral
A Unidos do Cabral foi fundada como Associação Atlética Unidos do Cabral. Na verdade é um time de futebol que conquistou vários troféus. Passou a ser um bloco de sujos nas cores do time (preto e branco) em 1961. Era um sucesso! Os ensaios nas ruas do Cachambi começavam com meia dúzia de foliões , mas por onde desfilava ia arrastando o povão. No ano seguinte mudou as cores para vermelho e branco e filiou-se a Federação dos Blocos Carnavalescos, apresentando-se oficialmente na Praça Onze, com o enredo “Bahia” em 1963, sob a presidência de Helio Soares, o popular “Helinho”. Aos poucos, o Cabral ia crescendo. Com a criação do Grupo de avaliação, em 2015 o Cabral voltou a ser escola de samba, após desfilar alguns anos como bloco de enredo filiado à FBCERJ. No ano seguinte, apresentou um enredo sobre o vento, onde o carnavalesco, Leonardo Soares, desfilou no abre-alas, vestido de borboleta, com diversos ventiladores a sua volta. Não fosse uma punição por propaganda, a escola teria sido vice-campeã. Neste carnaval, a agremiação do Cachambi apresentou na avenida o enredo “Movimento”, que desenvolvido pelo carnavalesco Leonardo.
Império de Nova Iguaçu
O G. R. E. S. Império de Nova Iguaçu é uma escola de samba da cidade de Nova Iguaçu que irá estrear no carnaval carioca em 2022. O pavilhão da agremiação ostenta três cores: o azul e branco em homenagem à Beija-Flor de Nilópolis, escola que seu criador Neguinho da Beija-Flor é intérprete desde 1976, e laranja, que é a cor da bandeira de Nova Iguaçu. “De Neguinho da Vala a Neguinho da Beija-Flor, nasce o Império, raiz da voz que não cala”, esse é o enredo que a mais nova escola da Baixada Fluminense contou na avenida em 2022. O enredo que foi desenvolvido através do texto do diretor Samir Trindade, falará sobre origens pretas de resistência, o empoderamento negro e a mensagem para o povo negro, trazendo elementos africanos como o Baobá que representam as raízes, e contando a história do maior intérprete vivo do carnaval, Neguinho da Beija-Flor. “A Império é o Novo Quilombo da Baixada! Assim como o Neguinho, somos a voz que não cala!”, disse Jota Erre presidente da agremiação.
Tubarão de Mesquita
O G. R. E. S. Tubarão de Mesquita é uma escola de samba da Baixada Fluminense da cidade de Mesquita que realizou seu primeiro desfile esse ano, com o enredo: “MESQUITA FUTEBOL CLUBE – DE BARÃO A TUBARÃO”. A escola mostrou para oque veio e arrancou gritos dos foliões na Intendente Magalhães, na noite desta quinta-feira.
Gato de Bonsucesso
O G. R. E. S. Gato de Bonsucesso é uma escola de samba da Zona da Leopoldina na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Sua história tem início na década de 60, quando uma leva de moradores das comunidades do Esqueleto e do Querosene se mudou para o Complexo da Maré. Décima nona escola a desfilar no dia 21 de abril, na Intendente Magalhães, a azul e branco levará à Passarela do Povo o enredo “Respeito é bom e eu gosto”, do carnavalesco Marcos Salles, que retornará à agremiação em seu segundo carnaval. O tema abordará o retorno do Gato ao desfile oficial e remonta à história do “bichano” gato preto que, segundo lendas, tinha a imagem associada a trevas e maldições. Porém, muito pelo contrário, o Gato de Bonsucesso entrou na Avenida para mostrar a sua força, garra e determinação em um colorido de animação em um mundo repleto de preconceitos, pois para a escola o respeito será o viés à quebra de paradigmas, com a aclamação da liberdade em todos os sentidos, seja, racial, cultural e religioso. O desfile mostrou ao público que a escola veio para mostrar a união de todas as classes, já que respeito é bom e eu gosto.
Flor do Jardim Primavera
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Flor do Jardim Primavera é um escola de samba de Duque de Caxias, que participa do Carnaval carioca. Está sediada no bairro de Jardim Primavera. A 20ª Escola a desfilar na Quinta-Feira, na Estrada Intendente Magalhães traz o enredo.
Vale lembrar que os desfiles estão ocorrendo nas datas de 20, 21, 22, 29, 30 de abril e 01 de maio a partir das 17h. Para minimizar eventuais impactos no tráfego da região, a operação de trânsito contará com 20 pessoas, entre agentes da prefeitura e contratadas pela RIOTUR, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, e ordenar os cruzamentos, além de orientar pedestres e motoristas.
Parabéns a todos portelenses!! Arrasaram com as cores características, azul e branco!!! Enredo fantástico e atual muito bem retratado na…
Que linda matéria! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Matéria majestosa parabéns Gabriela silva
Matéria oportuna e texto impecável! 👏👏👏👏
- TRIBUTO AO REINALDO NO FERIADO DO DIA DA CONSCIENCIA NEGRA COM FEIJOADA NO RENASCENÇA CLUBE
- Wenny marca presença no Grammy Latino a convite da Sony Music Internacional com look de 75 mil cristais Boreais: “Um dia estarei aqui levando o prêmio para o Brasil”
- *Unidos de Padre Miguel celebra aniversário com grande festa e participação das escolas do Grupo Especial*
- O GRES ACADÊMICOS DO DENDÊ CONVIDA PARA A GRANDE FINAL DE SAMBA 2025
- Liga RJ confirma participação na Cúpula Social do G20 promovendo a representatividade do samba no cenário globalEntidade vai conduzir mesa com o tema ‘Sustentabilidade e Carnaval: combinação que dá samba e é nota 10!’
Quem é ou já foi camelô sentiu-se muito bem representado pela belíssima Rainha de Bateria Malu Torres que arrancou aplausos…